Imagem: Reprodução
Nove em cada 10 mulheres têm dúvidas sobre como escolher o corretivo certo e qual a sua finalidade. Se este é o seu caso, fique tranquila. Vamos explicar as diferenças entre o líquido, cremoso e bastão, como definir o ideal de acordo com o seu tipo de pele e também qual é a sua finalidade na make. Vamos lá?!
Sabe aquela olheira que incomoda tanto, uma espinha que apareceu de última hora, as linhas de expressão ou mesmo uma mancha que surgiu no seu rosto? Pois é, tudo isso pode ser “escondido” e nem será percebido se você souber escolher o corretivo certo. Ele funciona como uma espécie de filtro para corrigir as pequenas imperfeições da pele do rosto.
De acordo com especialistas, cada objetivo forçará você a escolher um corretivo diferente. Por exemplo, se a sua intenção é esconder uma mancha avermelhada ou espinhas que apareceram no rosto, você então terá que optar por um corretivo verde, mas a aplicação deverá ser bem leve, para que a maquiagem não fique com tom esverdeado.
Além de aprender como escolher o corretivo certo, nós também te daremos algumas dicas sobre a sua aplicação, com o uso de esponja ou pincel adequado, para conseguir o melhor resultado.
Aqui no nosso blog já explicamos em mais detalhes para que serve o corretivo e também temos em nossa loja algumas variações deste produto indispensável no seu kit de maquiagem:
Qual deve ser a cor do corretivo?
Primeiro é importante saber qual é o tipo de pele, pois isso te ajudará a escolher o corretivo certo. Desta forma, se o seu rosto é mais oleoso ou misto, terá então que optar por um produto que seja mais seco e que tenha longa duração. Se a sua pele já é seca, o melhor é investir em corretivo que seja mais hidratante.
Depois de saber qual o tipo de pele e corretivo que se adapta a ela, o próximo passo será entender as colorações. Esse processo é muito importante para que a sua maquiagem fique com o acabamento ideal.
O que você espera do corretivo? Se for para cobrir uma imperfeição, a cor deverá ser uma, se seu foco é usar como iluminador, a escolha será outra. Entenda melhor!
Se for para esconder olheiras azuladas por causa do cansaço
O corretivo certo para esse objetivo será nos tons bege, salmão ou rosado e servem para cobrir as olheiras provocadas pelo estresse do dia a dia e insônia.
Se for para esconder manchas avermelhadas e espinhas
Como já falamos antes, se você quer aprender como escolher o corretivo certo, opte por produtos de tom verde. Aplique o produto dando leves batidinhas e espalhando-o muito bem para que o rosto não fique carregado.
Se for para esconder olheiras arroxeadas ou marrons
Se você tem algum hematoma ou mesmo aquelas incômodas olheiras arroxeadas ou amarronzadas, o ideal é optar por corretivo de cor amarela. Ele vai esconder essas imperfeições e deixar o acabamento perfeito.
Seja lá qual for o objetivo que você espera do corretivo, é importante saber que a sua escolha deve ser sempre de um tom abaixo do da sua pele. Porém, essa regra tem uma exceção.
Se quiser usar o corretivo como iluminador ou para fazer o contorno, neste caso, deverá ser de um tom acima. Este tipo vai destacar uma determinada região do seu rosto, mas deve ser passado de forma suave para não dar uma aparência de fantasma tá, use com moderação!
Qual o formato de corretivo certo?
Agora que você está aprendendo como escolher o corretivo certo, vamos explicar sobre os diversos tipos que existem. Este produto é encontrado em formato líquido, bastão e em lápis. Para que serve cada um?
O corretivo líquido tem dois tipos de acabamento: super leves e de alta cobertura. Eles podem ser vendidos em bisnaga, frascos com aplicador ou em caneta.
Fique atenta ao tipo de acabamento pois este é o fator mais importante quando falamos do corretivo líquido. Se você quer um acabamento leve, terá que comprar aquele que se encaixa com essa finalidade. Ou o contrário, optar por corretivos de alta cobertura para aplicações mais profundas.
O corretivo em bastão é mais espesso e tem um acabamento maior. Ele exige muito cuidado para não deixar a make grosseira e pesada.
Para corrigir uma determinada imperfeição, você pode optar pelo corretivo em lápis. Contudo, essa opção é seca e não deve ser usada para cobrir olheiras, já que pode craquelar e estragar a maquiagem.
Como aplicar o corretivo de forma certa?
Já ensinamos como escolher o corretivo certo e também os diversos tipos que estão disponíveis, agora nosso objetivo é te ensinar a passar o produto de forma certa. Nesta hora, a regra básica é menos é mais tá!
A aplicação do corretivo pode ser feita com um pincel ou mesmo com o uso de uma esponja. Neste último caso, existe aquela que se parece com um queijo (triangular) ou a famosa beauty blender (gota). Cada uma serve para propósitos diferentes.
Quem deseja um acabamento mais suave deve optar pela aplicação do corretivo com o uso de pincel. A esponja permite ter uma cobertura maior e também é mais prática para aplicação.
Algumas pessoas optam por passar o corretivo certo seguindo a técnica do triângulo invertido. Basicamente, é um triângulo com a ponta para baixo, evitando que as bolsinhas da parte dos olhos fiquem em destaque.
Se você optar por passar o corretivo com o uso de um pincel, aplique em um único sentido, sem fazer vai e vem. Dê leves batidinhas para uniformizar.
Já sabe como escolher o corretivo certo?
Apresentamos a você diversas informações para que você aprenda como escolher o corretivo certo para atender o objetivo que tanto deseja.
Se você tiver dúvida sobre o seu tom de pele, aproveite e faça uma visitinha a sua loja favorita e faça o teste na hora.
Se ainda restar alguma dúvida sobre como escolher o corretivo certo, comente com a gente aqui no blog ou mesmo nas redes sociais, vamos te ajudar :)!
Além de explicar como escolher o corretivo certo, leia aqui no nosso blog também algumas dicas de como passar sombra corretamente nos olhos e aprenda como usar pancake.