Muita gente espera a chegada do friozinho para ficar embaixo das cobertas, mas não se sente tão bem quando encara as temperaturas mais baixas na rua. Especialmente quando percebe as consequências ruins para a pele.
Quando as temperaturas caem, o clima fica mais seco e o vento é mais frio. E tudo isso favorece a perda da umidade e o aparecimento da pele ressecada. Naturalmente consumimos menos água e tomamos mais banhos quentes, o que contribui para o ressecamento da pele.
Então, o que você poderia fazer para cuidar da pele no inverno e não sofrer com esse problema? Confira nosso post!
Abuse do hidratante para evitar a pele ressecada
O hidratante pode ser o melhor amigo para cuidar da pele no inverno. Os dermatologistas indicam que a hidratação deve ser intensificada durante todo o período. Aplique sempre o seu hidratante preferido após o banho e antes de dormir, abusando um pouquinho nas regiões que são normalmente mais secas, como os cotovelos, os pés, as mãos e abaixo dos joelhos.
Prefira ter hidratantes que contenham ingredientes como a vitamina E, ceramidas e extrato de aveia. Eles atuam como antioxidante e evitam que a pele envelheça precocemente.
Balanceie o uso do sabonete
O uso contínuo do sabonete pode diminuir a oleosidade natural da pele, o que pode favorecer o ressecamento tão característico do inverno.
Nas partes mais secas do corpo, prefira utilizar um creme para repor a oleosidade e a hidratação. Também evite o uso das buchas de banho e minimize o uso de esfoliantes. Pois essa ação pode acabar deixando a pele machucada ou com aspecto áspero.
Cuide dos lábios rachados
O vento gelado, quando bate nos lábios, pode deixá-los bastante ressecados, o que gera incômodo e até dores. Para evitar isso é interessante utilizar produtos específicos, como hidratantes labiais ou manteiga de cacau.
Não espere que os lábios ressequem para começar a usar: o mais indicado é usá-lo obrigatoriamente como uma camada protetora. Se você tem o hábito de passar a língua nos lábios com frequência, é bom reduzir esse vício. A saliva é ácida e faz com que os lábios fiquem mais ressecados. E nada de puxar as “pelinhas” de seus lábios: deixe-as quietinhas, para evitar feridas.
Não abandone o filtro solar
Mesmo nos dias praticamente sem sol a sua pele precisa ficar protegida. Portanto, um protetor solar também é indicado para cuidar da pele no inverno. A incidência dos raios UVA e UVB continua mesmo nos dias nublados ou em regiões com neve, ainda que o ângulo da incidência solar mude. A radiação pode causar rugas, manchas, flacidez e envelhecimento precoce.
Evite os banhos muito quentes e demorados
As altas temperaturas no chuveiro podem aumentar a intensidade da pele ressecada durante o inverno. Isso não quer dizer que você precise encarar o banho frio. Basta deixar a temperatura da água morna e confortável.
Não se esqueça de aumentar a ingestão dos líquidos, especialmente a água. Isso vai ajudar a sua pele a se renovar e não sofrer tanto com os ressecamentos. Com todas essas dicas em prática, fica mais fácil cuidar da pele no inverno. E você já pode curtir as temperaturas mais baixas sem sofrer!
O que achou dessas dicas? Você já pratica alguma delas em seu dia a dia? Tem mais sugestões a fazer? Deixe aqui o seu comentário!