Maquiagem é mesmo uma arte. Para que fique bem feita é preciso entender não apenas sobre qualidade e tipos de produtos (e como eles devem ser usados) como também aprender a equilibrar as cores.
O resultado de cores desarmonizadas na make pode ser desastroso. Para que isso não aconteça preparamos este artigo para te ajudar a entender como é importante a harmonia de cores na maquiagem profissional.
Traçando um objetivo
Ao se arrumar para o trabalho ou para um evento é natural que as mulheres optem sempre por se maquiar. Entretanto, existe um pequeno detalhe que não é, muitas vezes, observado: qual é o objetivo dessa maquiagem?
Isso mesmo, não basta querer ficar mais bonita. Para que um look perfeito fique bem orquestrado com a maquiagem é preciso definir o seguinte:
- O visual completo é para festa ou trabalho?
- Para qual aspecto se deseja dar maior destaque: maquiagem ou roupa?
Se a escolha na opção dois for a maquiagem, ainda será preciso definir qual será o ponto de destaque (que precisa ser um só): boca ou olhos? Feita a escolha agora vamos entender o círculo cromático.
Entendendo o círculo cromático
O círculo de cores é dividido em cores quentes e frias. As quentes são cores mais vivas. Geralmente transmitem uma sensação de calor, energia e positividade.As cores frias são mais calmantes, frescas e dão sensação de suavidade. As cores chamadas neutras são o branco, o preto, o cinza e o marrom, bem como todas as suas tonalidades possíveis.
Por meio do círculo cromático fica fácil entender como fazer combinação de cores e quais se complementam. É bom usá-lo como referência na hora de maquiar alguém ou se auto maquiar.
Entendendo a coloração pessoal
Talvez esta seja uma descoberta que você pode fazer e que vai impactar muito nas próximas escolhas de cores para roupas e make. Existe uma técnica, utilizada por consultores de moda e estilo ou maquiadores profissionais que se chama Coloração Pessoal. Trata-se de descobrir qual é sua cartela de cores natural, aquela que combina perfeitamente com seu tom de pele, olhos e cabelos e que disfarça as imperfeições sem muito esforço adicional.
Como aplicar a harmonia de cores na maquiagem profissional
Para uma maquiagem profissional perfeita é importante escolher o ponto a ser destacado, depois a cor (ou cores) que será usada no local e, na sequência, qual será a cor (ou tom ) a ser aplicada nos demais pontos para que tudo se organize em plena harmonia.
Quando a opção de destaque for o olhar e a escolha da cor envolver pretos e cinzas, o batom pode ter até uma cor contrastante, como o rosa, desde que seja bem claro. E se a sombra desejada for de uma cor mais intensa, como verdes ou azuis, melhor deixar a boca em tons de nude.
Escolhas de cores que conflitem pelo destaque ou que não combinem entre si pode estragar seus planos.
É maquiador profissional? Conta pra gente sua experiência, erros e acertos com combinação de cores. Deixe seus comentários.