O setor de beleza está crescendo signitivamente. De acordo com a CB Insights, plataforma de inteligência artificial, 2019 foi um ano com resultados positivos para o segmento, sendo marcado pelos avanços na economia sustentável.
A tecnologia já faz parte de diversas áreas e será uma das responsáveis por algumas novidades nos produtos que estrearão no mercado. Por isso, separamos cinco tendências de cosméticos que impactarão a indústria da beleza neste ano. Confira!
1. Produtos que visam a sustentabilidade
Empresas de cosméticos estão investindo, cada vez mais, em produtos sustentáveis, desenvolvidos por meio de uma tecnologia especializada. Nestes casos, até as embalagens dos produtos sofreram alteração, sendo, em sua maioria, produzidas por meio de materiais reciclados.
De acordo com pesquisa online da OpinionBox, plataforma de pesquisas do mercado online, 54% dos compradores preferem consumir produtos e serviços de empresas e/ou marcas reconhecidas pelos cuidados ambientais.
Com esta mesma preocupação, a Catherine Hill desenvolveu, em 2019, a linha “Go Vegan”, que é feita com produtos que não apresentam matéria-prima de origem animal. Além disso, todos os demais cosméticos da marca são feitos com produtos naturais.
2. Cabelos grisalhos nunca mais!
Uma das tendências de cosméticos é a maquiagem para cabelos grisalhos. Já existem, atualmente, sprays que preenchem as áreas brancas, mas que acabam manchando o couro cabeludo. Para resolver esta questão, empresas desenvolveram a maquiagem para cabelos grisalhos no formato de pincel, para que a aplicação se torne ainda mais rápida e prática.
3. Cosméticos comestíveis?
A linha de produtos com nomes e formatos idênticos a alimentos, que começou nos cremes de cabelo, chegaram, também, ao setor de cosméticos. Algumas das tendências são: o sorvete de açaí anti-oleosidade; a farofa esfoliante e a máscara de creme de avelã com efeito anti-idade.
4. Produtos de gênero neutro
Como forma de acompanhar as mudanças de mercado, a tendência é que as marcas de cosméticos passem a produzir itens sem gênero descrito, que possam ser utilizados por todos. Segundo dados da Euromonitor, o consumo masculino de beleza no mercado tem a expectativa de crescimento para até R$26 bilhões em 2021.
Nestes casos, produtos de cuidados com a pele serão os primeiros à aderirem a mudança, tendo em vista que diversos itens podem ser utilizados tanto por homens como por mulheres. Por exemplo, produtos como demaquilante e hidratante podem auxiliar homens que desejam evitar foliculite causada pela barba.
5. Beleza conectada
A Inteligência Artifical (IA) será um recurso bastante utilizado para traçar o perfil, comportamento e necessidades dos consumidores. Algumas empresas já criaram sistemas que, por meio de um dispositivo móvel, identifica as condições da pele do usuário, propondo os cuidados necessários com fórmulas e produtos específicos. A inteligência artificial contribuirá para a coleta de dados e, ainda, para a produção de itens personalizados e mais eficientes.
Segundo dados do E-commerce QualityIndex, o meio digital já impacta em mais de 60% do total de vendas do varejo. Assim, vale destacar que a tecnologia aumentará, também, as vendas por e-commerce e o alcance de produtos de alta qualidade para consumidores de todas as regiões do país.