Conheça um pouco mais das opções de formalização para profissionais autônomos
Muitos maquiadores começam a trabalhar informalmente e conforme vão adquirindo experiência, começam a pensar em se profissionalizar e abrir o próprio negócio.
Seja um espaço físico, uma consultoria ou atendimento a domicílio, ter firma aberta (CNPJ) tem suas vantagens e desvantagens.
Se você está com dúvidas sobre o assunto e não sabe por onde começar, este artigo vai te explicar melhor as questões legais de formalização para maquiadores. Vamos lá?
Sou maquiador, posso me profissionalizar?
Sim, como maquiador é possível se formalizar através da categoria MEI (Microempreendedor individual) caso seu faturamento seja de até 81 mil reais por ano.
Caso ultrapasse este valor, seu negócio se enquadra em outra modalidade, como microempresa ou empresa de pequeno porte.
Questões legais e benefícios
Os Microempreendedores Individuais (MEI) podem abrir sua empresa sem pagar nenhum tipo de taxa.
A modalidade se enquadra no modelo de tributação Simples Nacional. Isso significa que os impostos são pagos mensalmente com um valor fixo que custa em média R$60,00.
O principal benefício de ter seu CNPJ através do MEI é que você passa a ser contribuinte do INSS, tendo direito ao auxílio doença e a aposentadoria.
Outro ponto importante é que você poderá emitir nota fiscal para seus clientes e contratar até um funcionário com carteira assinada.
Vantagens de ser MEI
Auxílio-doença: ao pagar o imposto Simples Nacional você se torna contribuinte do INSS e passa a ter direito ao auxílio-doença caso haja um imprevisto (acidente ou doença) e você fique impossibilitado de trabalhar.
Aposentadoria: como MEI você também terá o período de arrecadação contando para sua futura aposentadoria pelo INSS.
Contratação: você poderá registrar até um funcionário como CLT ou fechar contratos de prestação de serviços com outras empresas ou MEI’s.
Nota fiscal: com seu CNPJ regular será possível emitir nota fiscal para seus clientes, isso aumenta o leque de oportunidades e poderá atender empresas mais exigentes.
Crédito: com firma aberta vai ficar muito fácil conseguir empréstimos e financiamentos nos bancos, além das taxas de juros serem menores para quem tem CNPJ.
Desvantagens
Imposto: apesar do valor ser baixo, muitas vezes pode fazer falta no bolso de profissionais autônomos. Mesmo sem trabalho, é obrigatório pagar o Simples Nacional mensalmente, e há multa se atrasar o pagamento.
Patrimônio pessoal: na modalidade MEI, não há diferenciação entre o patrimônio da empresa e da pessoa física, isso significa que se você ficar inadimplente, seus bens pessoais podem ser penhorados para liquidação da dívida como empresa.
Orientação especializada para maquiadores
A Catharine Hill tem módulos de cursos que ajudam o maquiador a entender mais sobre processos legais e a cuidar do caixa. São cursos de curta duração que irão te ajudar a organizar o seu fluxo de caixa e entender a burocracia envolvida na abertura da sua empresa.
Aproveite e confira também a aula gratuita sobre como ser um maquiador de sucesso pensada para tirar todas as suas dúvidas sobre a profissão e o passo-a-passo para expandir o seu negócio.