É bem provável que você já tenha ouvido falar em coloração pessoal por aí em algum momento, não é verdade?
A coloração pessoal ou colorimetria é um tema que está bastante em alta e, nos últimos tempos, temos visto vários conteúdos a respeito em sites de beleza e redes sociais.
Basicamente, coloração pessoal é uma análise de cores e tons que auxiliam na definição do que mais favorece a pessoa, incluindo pele, lábios, olhos e cabelos.
É como se cada ser humano tivesse uma paleta de cores própria, mas que está misturada. E ao estudar sua colorimetria, o profissional consegue “separar” e identificar quais são essas cores.
A importância de saber sua coloração pessoal
Existem diversas vantagens em conhecer sua cartela de cores, mas a mais importante delas é que com as cores certas, você ressalta características do seu rosto que valorizam sua beleza natural.
Desta forma, é possível escolher a melhor maquiagem, roupas e acessórios (principalmente peças que ficam próximas do rosto), dando aquele upgrade no visual.
Veja algumas das vantagens de saber sua coloração pessoal
- Fica muito mais fácil escolher cores de roupas e maquiagens mesmo sem experimentar antes
- Você consegue atenuar manchas e olheiras sem usar maquiagem
- Evidencia traços que ressaltam sua beleza do rosto
- Fica muito mais fácil montar um guarda-roupa e fazer combinações de peças
- Evita desperdício de dinheiro ao comprar roupas e maquiagens pela internet para só depois perceber que não caiu bem em você – ou aquela sensação de que algo está “estranho”, mas você não consegue identificar exatamente o que é.
Subtom da pele
Conhecer seu subtom é essencial para determinar a cartela de cores, já que cada pele é única e muitas vezes nos confundimos ao comparar nossa cor com a de alguma modelo em revista ou site, por exemplo.
Basicamente existem três tons de pele: o claro, o médio e o escuro. Os subtons são divididos em outras três categorias: quente, frio e neutro.
Para saber como identificar o seu subtom confira o artigo “Como descobrir o subtom da pele e como ele influencia na sua maquiagem?“
O subtom é que vai determinar a paleta de cores de cada pessoa – lembrando que as cores dos olhos, boca e sobrancelha também são levados em consideração na análise.
Coloração pessoal: paletas de cores
Como dito anteriormente, cada pessoa tem seu próprio tom de pele e características pessoais (olhos, boca, sobrancelhas, cabelo, etc).
Por isso as paletas de cores também mudam, de acordo com o que foi identificado pelo profissional. Mas, basicamente, existem 4 tipos de paletes dentro do estudo da coloração pessoal. São elas:
Verão
Caracterizado pelas peles claras com subtom rosado, geralmente, pessoas com paletas verão possuem olhos e cabelos mais claros. Ficam bem com maquiagem de tons rosados, cinza e azulados, produtos cintilantes perolados e furta-cor.
Outono
Pessoas de paleta Outono possuem mais contraste de cores, ou seja, sobrancelhas mais grossas e escuras, olhos também mais escuros e pele com tons mais quentes como amarelo e dourado. Ficam bem com tons alaranjados, terrosos e dourados.
Inverno
Também são pessoas de grande contraste mas com subtom de pele mais frios, como brancas de olhos e cabelos escuros, por exemplo. Ficam bem com batons escuros, olhos esfumados e blushes rosadinhos.
Primavera
Peles da paleta primavera possuem tons mais dourados, com olhos castanhos claros ou esverdeados, cabelos também em tons mais claros como loiros, mel e castanho claro. Ficam bem com maquiagem coral, pêssego e marrons.
Coloração Pessoal para maquiadores
Qualquer pessoa pode estudar sobre coloração pessoal, mas, geralmente, os profissionais que se aprofundam nessa área do conhecimento são consultores de imagem pessoal, cabeleireiros e maquiadores.
Com isso, eles passam a ter uma visão mais assertiva sobre o tipo de roupa, corte de cabelo e maquiagem que caem bem em suas clientes.
Para os maquiadores profissionais, aprender sobre visagismo e coloração é muito importante, pois isso potencializa a qualidade de seus trabalhos, deixando as clientes mais satisfeitas e impressionadas com os resultados.
Curso de Visagismo e Coloração na Maquiagem
Se você já é maquiador profissional e deseja se especializar em visagismo e coloração e enriquecer seu portfólio, este curso é perfeito!
Desenvolvido pela Catharine Hill, uma das instituições brasileiras mais reconhecidas em qualidade de ensino para profissionais da maquiagem.
Saiba mais sobre a formação clicando no botão abaixo: