O batom vermelho é um ícone que tem o poder de transformar produções! Marcante, o batom vermelho carrega simbologia, mostra atitude, glamour, poder e é um dos itens de maquiagens mais antigos do mundo.
Por ter tantos significados, existem mitos e verdades a respeito do batom vermelho. Aqui você vai conhecer algumas verdades que não são tão comentadas a respeito deste produto favorito de tanta gente:
Pode ser usado durante o dia ou à noite
Apesar do batom vermelho ser comumente associado às produções noturnas, ele também é muito bem-vindo para o dia. A principal dica para não ficar over na produção diurna é combinar o batom vermelho com detalhes mais discretos e minimalistas. Ou seja, durante o dia, prefira usar olhos apenas com máscara de cílios, sem sombra. Coloque também um pouco de cor nas bochechas com um blush e pronto! Esta já é uma boa produção para o dia a dia usando batom vermelho.
Não existe um único batom vermelho ideal para cada tom de pele
Não existe uma cor de batom vermelho ideal para cada tom de pele. O primordial é amar aquele tom escolhido! No entanto, existem tons de vermelhos que combinam mais com cada tipo de pele, de acordo com a coloração pessoal. A coloração pessoal é útil para indicar as cores e tons que mais favorecem a pessoa, incluindo pele, lábios, olhos e cabelos. No caso do uso do batom vermelho, a dica é: as peles rosadas combinam mais com tons vibrantes. Já para as peles negras os tons de vermelho mais fechados são os mais indicados. Lembrando que estas são apenas recomendações; a decisão final é sua!
Batom vermelho e olhos marcados combinam SIM!
Há um mito que olhos de cores fortes não combinam com batom vermelho, mas a questão é muito relativa. Para uma festa ou uma ocasião especial à noite, a combinação de uma maquiagem bem feita nos olhos e o batom vermelho é uma aposta de poder, em uma produção que não vai passar despercebida. Então, se a pedida é glamour, essa é uma combinação incrível!
Na foto acima, por exemplo, além do batom vermelho, um delineado marcante e brilho foram incorporados à produção. Não passa despercebido também o iluminador que destaca as partes altas do rosto e que tem continuidade no colo, dando mais luz à área e deixando o visual vibrante. Perceba como esta é uma maquiagem digna de um tapete vermelho!
Paleta de Sombras Los Angeles
Comprar agora ▶Paleta Iluminadora Angel Wings
Comprar agora ▶Iluminador Rosto e Corpo Light Angel Pri Lessa
Comprar agora ▶
Dá para aumentar os lábios com batom vermelho
Da mesma forma que o contorno facial evidencia áreas com truque de luz e sombra, tons diferentes nos lábios propiciam o mesmo efeito. Assim, usando um lápis de contorno para boca juntamente com um batom vermelho é possível conseguir um efeito de volume nos lábios. Para isso, circunde os lábios com o lápis de contorno. Depois, com um batom mais clarinho, preencha os lábios e, usando um pincel, esfume os dois. No artigo “4 truques de maquiagem para ter lábios volumosos com batom” você encontra um tutorial visual desta técnica.
Lápis Delineador para Lábios
Comprar agora ▶Batom Líquido Matte
Comprar agora ▶
É possível usar batom vermelho no trabalho
A menos que seja uma regra não usar batom vermelho ou maquiagem no trabalho, como é o caso de certos estabelecimentos no ramo da saúde, por exemplo, é possível usar o batom vermelho tranquilamente. Aqui, o ideal é apenas prezar pelo bom senso. Se optar por usar um batom vermelho no trabalho, dê preferência para acessórios menos chamativos e make básica, fazendo um equilíbrio entre suas escolhas na produção.
Batons vermelhos da coleção Angel Wings
Em novembro de 2022, a maquiadora e influencer Pri Lessa, lançou dois novos batons vermelhos Angel Lips para a coleção Angel Wings da Catharine Hill. Um vermelho mais aberto, o Carpet, e um vermelho mais fechado, o Met Gala, são batons líquidos matte de alta fixação que deixam o visual de tirar o fôlego! Leia mais sobre eles clicando aqui.
Comprar agora ▶
Gostou das dicas? A Catharine Hill defende a liberdade por meio da maquiagem e o batom vermelho tem sido usado há anos ao longo da nossa história, inclusive como ferramenta de empoderamento das mulheres.
Que a verdade seja dita: a vida é muito curta para não usar batom vermelho.