Um segredo para deixar a automaquiagem com o acabamento profissional é entender exatamente qual a função de cada produto e saber em qual região do rosto usá-lo. Pensando nisso, a Catharine Hill preparou um guia completo para explicar a diferença entre delineador e lápis, dois itens muito parecidos e essenciais na make, mas que não devem ser confundidos ou substituídos um pelo outro.
Para quem está entrando agora no mundo da maquiagem é comum achar que ter apenas um dos produtos na nécessaire é o suficiente para elaborar qualquer produção, mas não é bem assim. De fato o lápis de olho possui uma versatilidade maior, porém, se usado em algumas situações ele pode deixar o seu visual comprometido e a pálpebra pesada demais.
Para não correr o risco de errar justamente na finalização dos olhos e atrapalhar toda a make, descubra a diferença entre delineador e lápis e aprenda quando e como usar cada um deles. Confira!
A diferença entre delineador e lápis
Não há nenhum mistério para distinguir um produto do outro, pois a principal diferença será sempre a textura. Enquanto o lápis de olho é macio, opaco e sequinho, o delineador é bem líquido e até na versão em caneta a sua consistência é muito mais semelhante a uma tinta úmida e sem cintilância.
No entanto, apesar de ser seco, o lápis costuma ser mais pigmentado e pode borrar com mais facilidade, diferentemente do delineador, que depois de aplicado na pele tem uma secagem muito resistente e duradoura. Com essas informações já é possível ter em mente onde não seria legal aplicar cada um deles, certo? Mas para te ajudar, vamos lhe explicar em detalhes a seguir.
Onde não aplicar o lápis?
Você pode utilizar o lápis de olhos para auxiliar na hora de fazer o delineado, porém, devido a textura diferente entre delineador e lápis, realizar o traçado completo nas pálpebras usando-o pode deixar a região muito mais escura do que o ideal e ainda manchar com qualquer contato, inclusive dos seus próprios fios de cabelo.
Algumas pessoas também utilizam o lápis de olhos para preencher as sobrancelhas, um erro que pode custar caro. Os pelinhos do supercílio são mais sensíveis e podem enfraquecer com a tintura muito pigmentada do produto, além da tonalidade do cosmético ficar desproporcional com a cor natural dos fios. Portanto, a dica é sempre usar um lápis que seja específico para sobrancelhas quando quiser corrigi-la e pinta-la, ok?
Onde não aplicar o delineador?
Tentar marcar a linha d’água com o delineador não é uma boa ideia, já que a textura líquida se desfaz facilmente quando entra em contato com a água e com as lágrimas. Ou seja, a lubrificação natural dos olhos uma hora ou outra vai atingir o seu traçado e detonar a produção.
Além disso, uma das maiores diferenças entre delineador e lápis é que esse produto não foi feito para maquiar a parte interna dos olhos, o que pode causar irritação, vermelhidão e até uma crise alérgica. Por isso, uma coisa é certa: cada cosmético tem a sua própria área de aplicação e isso não deve ser deixado de lado.
5 formas de usar o delineador e o lápis
Esses produtinhos podem ser usados juntos ou separados, de acordo com tipo de make que você deseja produzir. Então, veja agora em qual região dos olhos e qual função correta do laṕis e do delineador:
1. Para esfumados leves nas pálpebras
O lápis pode ser aplicado em um traço fino e em seguida esfumado levemente nas pálpebras sempre que você quiser uma maquiagem rápida e suave, mas ainda assim com um olhar bem elaborado.
2. Para marcar a linha d’água
A linha d’água marcada com um lápis de alta pigmentação é uma ótima forma de impulsionar aquela superprodução, dando um ar mais sensual para a sua maquiagem.
3. Para delinear as pálpebras superiores
Só o delineador consegue fazer o traço perfeito nas pálpebras, ainda mais quando você deseja um resultado mais fino e discreto. Além disso, saiba que a caneta delineadora é uma excelente indicação para os riscos mais precisos, ok?
4. Para fazer o traço gatinho
Nos dias em que você quiser ousar um pouco mais, o delineado gatinho é sempre bem-vindo. Se você ainda tem dúvidas de como fazer o traçado que ultrapassa o fim das pálpebras, confira aqui um tutorial rápido e prático que a Catharine Hill preparou com exclusividade para você.
Apesar das diferenças entre delineador e lápis, ambos os produtos são as melhores alternativas para produzir um olhar impactante, o truque é investir em marcas que prezam pela qualidade.
E esse é o caso da Catharine Hill, que aposta em tecnologia de ponta para que todas as mulheres tenham makes com resultado profissional em casa e a preços acessíveis. Gostou? Então, clique aqui para acessar a loja virtual e conferir todas as ofertas de maquiagens para os olhos!