Categories: Catharine Hill

Como limpar corretamente os pincéis de maquiagem?

Os pincéis de maquiagem são nossos melhores amigos na hora de fazer uma make incrível. Impossível deixá-los de lado, certo? Porém, se eles estiverem sujos ou não forem limpos corretamente com frequência, a make não vai ficar tão incrível assim. Sua pele poderá, ainda, sofrer más consequências, como irritações e alergias.

Para evitar, vale a pena se esforçar para manter todos os pincéis sempre como novos. Neste post, você vai aprender a fazer uma boa limpeza em seus pincéis de maquiagem. Continue a leitura e aprenda!

Faça a limpeza com um shampoo de pH neutro

Os shampoos de bebê apresentam pH neutralizado e também são livres de álcool. Por isso, são os mais indicados para fazer uma higienização profunda em seus itens de maquiagem. Você também pode usar sabonetes neutros em vez dos shampoos.

Primeiramente, umedeça o pincel com água corrente e faça movimentos de “vai e vem” com as cerdas. É bom fazer isso com cuidado, de modo que não as danifique. Em seguida, espalhe um pouco do shampoo em sua mão e passe no pincel, repetindo os mesmos movimentos. Despeje mais shampoo e molhe os pincéis na água corrente, conforme achar necessário repetir a operação.

Esprema as cerdas com cuidado para remover resíduos de maquiagem entre elas. Por fim, enxágue e modele as cerdas com os dedos, para deixá-las na posição certinha para uso. Evite virar o pincel de ponta cabeça, pois a água pode se infiltrar na cola dos fios.

Um ótimo produto para limpar pincéis de maquiagem é o brush cleanser. Com ele você retira todos os resíduos de maquiagem e mantem o pincel novinho para ser reutilizado.

Use uma esponja de silicone para limpar os pincéis

Se você não acha uma boa ideia fazer a limpeza com as mãos, pode usar uma esponja de silicone para realizar esse processo nos pincéis de maquiagem. Ela costuma ter bom espaço para colocar os dedos.

Quem tem a pele sensível pode preferir utilizar a esponja, uma vez que esfregar repetidas vezes para limpar as cerdas pode deixar a sua pele irritada. Utilize o mesmo shampoo neutro e água corrente para cumprir a limpeza.

Limpe os pincéis de maquiagem com uma solução higienizadora

Quem precisa fazer uma limpeza menos profunda em seus pincéis de maquiagem ou quem não tem tanto tempo e dedicação deve apostar no uso de uma solução higienizadora. Os frascos podem ser como os de uma loção ou shampoo, ou seja, você poderá derramar a solução em alguma superfície — nesse caso, um lenço ou papel-toalha.

Se o produto for do tipo spray, bastará aplicá-lo diretamente nas cerdas. A solução higienizadora é recomendada apenas para pincéis de cerdas sintéticas. De tempos em tempos, ainda é indicado abrir mão dessa solução e fazer a limpeza com o bom e velho shampoo ou sabonete bactericida, para garantir que a limpeza seja realmente mais profunda.

Caso você não tenha nada disso que foi citado acima e realmente precise limpar os pincéis com certa urgência, a nossa dica final é usar o álcool. Mas lembre-se: apenas em casos de emergências. Você deve apenas borrifar o álcool nas cerdas, nada de encharcar os pincéis com o produto. Isso poderia realmente estragá-los, porque o líquido pode ressecar as cerdas.

Seguindo essas ótimas dicas, seus pincéis de maquiagem ficarão com o aspecto de novinhos em folha. Seu rosto agradecerá!

Gostoudo conteúdo deste post? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe muito mais!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

2 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago