Categories: Catharine Hill

Como limpar pincéis de maquiagem da forma certa

Para evitar a proliferação de bactérias e garantir o acabamento perfeito é fundamental que os pincéis de maquiagem sejam limpos com frequência. Por meio da higienização das cerdas — ou da esponja, se for o caso — todos os fragmentos de maquiagens anteriores são retirados e o acessório fica pronto para a próxima.

Para mantê-los sempre macios e para evitar a queda dos pelos, a etapa deve ser feita da maneira correta. Ao final, a utilidade dos itens não será comprometida e você terá total segurança para usá-los.

Não sabe por onde começar? Então veja como limpar pincéis de maquiagem longe de erros!

Comece com a aplicação de um produto específico

Para fazer a higienização, não basta apenas utilizar água. Muitos itens de maquiagem, como as bases, têm silicones e outros elementos que ficam impregnados e que não saem com a água. Ao mesmo tempo, não é recomendado usar sabonetes comuns ou detergentes, já que as cerdas ressecam.

Há quem diga que lavar o pincel com água e shampoo neutro é uma boa dica. Porém os resquícios do produto podem entrar em contato com a pele e causar alguma alergia. Por isso, o melhor é utilizar uma solução higienizadora de pincéis. Formulado de um jeito específico para essa ação, garante a integridade das cerdas e a segurança para a pele.

Faça movimentos leves e circulares para limpar pincéis de maquiagem

Depois de aplicar o produto adequado, é recomendado realizar alguns movimentos para que o líquido alcance até os pontos escondidos ou mais profundos. Ao mesmo tempo, é necessário ter cuidado, pois ações bruscas podem fazer o pincel perder o formato.

A recomendação é passar levemente o pincel molhado na mão ou em uma toalha. Se o local tiver alguma textura, como ranhuras e elevações, é ainda melhor para tirar todos os resquícios.

Depois de fazer os movimentos, enxágue o pincel e repita o primeiro passo até que a água saia limpa.

Tenha cuidado para não molhar a parte metálica

É importante lembrar que, ao limpar pincéis de maquiagem, você deseja higienizar apenas as cerdas — e não o objeto inteiro. A recomendação é necessária porque molhar a parte metálica, que conecta as cerdas ao cabo, pode levar à inutilização do acessório.

Umedecer essa área levará ao enfraquecimento da cola. Como resultado, os pelos começarão a cair e, em breve, o pincel não será mais útil. Também há o risco de gerar ferrugem nesse ponto.

Os de madeira exigem cuidado especial. Se forem molhados, a tinta pode descascar e o cabo talvez apodreça. Portanto, molhe apenas a extremidade que entra em contato com a pele!

Não se esqueça da etapa de secagem

Depois de realizar todos esses passos, é essencial tomar cuidado com a fase de secagem. Afinal, de nada adianta limpar pincéis de maquiagem e deixá-los secar do jeito incorreto, com umidade ou prejudicar a estrutura.

Assim que terminar o enxágue, coloque os itens em uma posição vertical ou apoiados para fora da mesa ou da pia. Quanto maior for a densidade, mais tempo demorará até secar. Em média, uma noite em temperatura amena é suficiente para ter todos os itens secos.

Evite deixá-los no sol ou usar toalhas, especialmente se forem de cerdas naturais. Se precisar secar um item com rapidez, use o secador na temperatura morna e sempre na direção dos pelos.

Limpar pincéis de maquiagem é essencial e, ao concluir essas etapas, você fará tudo do jeito certo. Ao final, os itens estarão prontos para o uso seguro e adequado!

Como você tem feito a limpeza? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago