Existem diversos tipos de pele, que pode ser oleosa, mista, seca e isso interfere diretamente nos produtos que cada mulher usa para cuidados básicos, hidratação ou ainda na maquiagem. O avanço dos anos, a perda da elasticidade e flexibilidade contribuem para o surgimento de rugas e outros sinais do tempo. Nesta situação, como maquiar pele madura?
Antes de entrar nos detalhes sobre procedimentos e itens que devem fazer parte do seu kit de maquiagem, vamos primeiro entender as principais características da pele madura.
Como identificar se tenho a pele madura?
Vale aqui destacar que o tempo não é o único responsável por determinar se a pele é madura ou não. Essa característica é identificada pela perda de capacidade de renovação celular e que pode ser provocada por fatores genéticos, excesso de exposição solar sem proteção, falta de hidratação, questão hormonal, deficiência em vitaminas, má alimentação, problemas com sono, ansiedade ou estresse, etc.
Veja que a lista de fatores que envelhecem a pele é bem extensa, por isso é tão importante preservar a saúde dela enquanto somos jovens. Mas se você já observa estes sinais no seu rosto, fique calma, não é motivo para gerar desespero.
Continue lendo para aprender alguns cuidados básicos e também como maquiar pele madura e valorizar suas características.
Quais são os cuidados que mudam com o tempo?
Com o passar do tempo, é bastante comum que as rotinas de tratamento da pele e de maquiagem passem por algumas mudanças. E nessa hora surgem algumas dúvidas, tais como:
- É possível destacar os pontos fortes e disfarçar sinais de expressão?
- Como manter a pele com viço e brilho?
- Existe alguma regra básica para não exagerar, e também para não pecar pela mesmice?
Por mais que as mulheres acreditem que é a idade a causadora de todas as mudanças na pele, alguns dermatologistas dizem que não. Muitas vezes, a pele sem brilho, com flacidez e sem viço é resultado de um estilo de vida que não leva em conta hábitos saudáveis e cuidados com a cutis.
Especialistas recomendam o cuidado preventivo já a partir dos 25 anos, o uso constante de protetor solar, alimentação balanceada, hidratação do organismo e da pele e, em alguns casos, inclusive existem estudos sobre a reposição de colágeno hidrolisado por meio de administração oral. Você deverá também zelar por uma rotina de “creminhos e sabonetinhos”, porque milagre não existe, tá!
Você pode ainda evitar o consumo de refrigerantes, álcool em excesso, fumo e o ter uma alimentação mais balanceada com ingredientes naturais, evitando a ingestão de sódio.
Pronto, agora que você já entende quais são as características e motivos do chamado “amadurecimento” da pele, vamos avançar para explicações sobre os cuidados antes de iniciar a maquiagem.
Como preparar a pele madura para maquiar?
Aqui vão algumas dicas que independem do seu tipo de pele e também da sua idade. Cuidados básicos com a limpeza da pele ao longo do dia e antes de dormir devem fazer parte da sua rotina.
Se você já tem uma pele madura, remova toda a maquiagem usada ao longo do dia com uma solução micelar e lave o rosto a noite com um sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele.
Este tipo de comportamento é necessário para eliminar impurezas e reduzir a ação dos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento da pele.
Faça uso constante de antioxidante para combater as ações dos radicais livres em sua pele e retardar o envelhecimento precoce. Aposte em produtos com vitaminas C e E, elas são necessárias para recuperar o colágeno e melhorar a luminosidade da pele.
Após o banho, hidrate bem seu corpo, usando produtos específicos para rosto e mãos e pés, aplique também protetor solar constantemente para evitar os efeitos dos raios UV.
Escolha bons produtos hidratantes para o seu rosto antes da maquiar uma pele madura, eles também farão a pré-base e ajudarão a manter a make por mais tempo.
Definição do estilo de maquiagem para pele madura
Os cuidados apresentados acima devem fazer parte de sua rotina, mesmo que não vá a nenhum evento ou mesmo não vá fazer uma maquiagem. Porém, o intuito deste artigo é outro, queremos te mostrar como usar os produtos corretos para realçar sua beleza e respeitar o seu tipo de pele.
Preciso que você responda uma pergunta: A maquiagem que deseja fazer é para o trabalho diário? É para um evento específico? Isso te ajudar a saber se a make será mais leve ou pesada e também a definir o look que vai usar.
Como maquiar pele madura?
Aqui você precisa saber que no caso específico de pele madura, menos será sempre mais.
Use sempre uma quantidade moderada de produtos como base, pó e blush para o visual não ficar pesado.
Respeite o contorno do seu rosto e evite criar “mudanças radicais” como olhos gatinho super delineados ou aumentar demais o contorno da boca. Quem tem pele madura deve valorize o que é natural.
Opte sempre por usar produtos leves e de textura fina, preferencialmente líquidos para preparar a pele.
Se for ousar caprichar mais, dê preferência ao uso de sombras e batons com efeito matte, mais sequinho, menos brilhoso e elegante.
Use e abuse da máscara para cílios (sempre na parte superior), na área inferior o ideal é deixar sem nada ou passar uma camada fininha para não borrar.
Uma outra dica para maquiar pele madura é investir no uso de corretivo. Este item é um grande aliado para disfarçar manchas, olheiras e sinais indesejados. Contudo, tome cuidado para não pesar a mão. Lembre-se sempre da nossa dica inicial, menos será sempre mais.
Espero que essas dicas de como maquiar pele madura sejam muito úteis e que você possa colocá-las em prática para valorizar muito a sua beleza natural.
Se você gosta de promoções, não deixe de ver as nossas ofertinhas especiais em nosso Outlet aqui na Catharine Hill.
Mas o conteúdo não acaba aqui, além de entender como maquiar pele madura, é importante adotar uma rotina de cuidados básicos para limpar a pele e eliminar toda a make.
Limpar e tonificar a pele madura
Infelizmente, muitas mulheres ignoram esse cuidado básico ao final de um dia muito desgastante. Mesmo com o cansaço, é necessário ter uma rotina de limpeza e também fazer o uso de tonificante e o creminho antissinais antes de dormir.
O processo pode começar com o uso de um óleo bifásico ou mesmo cremes de remoção para retirar todos os resíduos de maquiagem que permanecem sob a pele. Para enxaguar, use um sabonete líquido específico para o rosto. No fim, use o tonificante e o creme preferido.
Você adota mais algum ritual para remoção da maquiagem em pele madura? Conte para nós por meio dos comentários abaixo.
Além dos conteúdos disponíveis aqui do blog, você pode ter acesso a mais dicas de maquiagem e promoções exclusivas em nossos perfis nas redes sociais, sempre tem novidade.
Depois de aprender como maquiar pele madura, veja também todas as funções do pincel língua de gato e aprenda como escolher a maquiagem certa para cada ocasião.
Se você gostou das dicas de como maquiar pele madura e acha que elas são úteis para alguma amiga, então compartilhe com ela. Outras pessoas também podem adorá-las!