Categories: Catharine HillInstitucional

Cruelty free: o que é e por que escolher marcas que não testam em animais?

A pauta Cruelty Free, que na tradução livre quer dizer “livre de crueldade” ou “sem crueldade”, ganhou repercussão recentemente com o lançamento do manifesto Salve o Ralph. O curta mostra a história do coelho Ralph, membro de uma linhagem de coelhos cobaias usados para testes em laboratório em prol da indústria da beleza.

O que é o movimento Cruelty Free? 

O movimento Cruelty Free busca abolir todos os tipos de testes ou atividades que tenham a participação de animais em sua realização, a fim de acabar com a tradição do uso de animais em laboratórios.

Infelizmente, os testes em animais são muito comuns na indústria de higiene, cosméticos e produtos de limpeza, e esses testes são amparados pela legislação brasileira que permite as atividades para avaliar irritações, verificar reações adversas na pele, nos olhos e a toxicidade dos produtos.

Muitas empresas já aderiram ao movimento, modificando seu método de testes, e por isso recebem o selo Cruelty Free em seus produtos. Se você está aqui, pode comemorar pois a Catharine Hill é uma delas! 

O que é um produto Cruelty Free?

Para ser realmente um produto Cruelty Free, é preciso que nenhum teste em animais tenha sido realizado durante todo o processo de desenvolvimento do produto. Isso inclui a cadeia completa de fornecedores, ingredientes e insumos, caso contrário, não é um produto Cruelty Free.

Você sempre pode confirmar essa informação procurando estes selos nos sites e nas embalagens dos produtos: 

Porque escolher marcas que não testam em animais?

Além de ser uma ideia abominável para a maioria das pessoas, a crueldade com animais é apenas a ponta do iceberg. Conteúdos como o Salve o Ralph são importantes, pois permitem que as pessoas comecem a questionar não apenas o uso de animais em laboratórios, mas também os hábitos de consumo da nossa sociedade. 

Se você se importa com essa pauta, é necessário buscar informação, ter interesse pela origem dos produtos que você consome, seja na alimentação, no vestuário ou nos cosméticos que fazem parte das nossas vidas. 

O consumo responsável também envolve uma atitude mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, propõe uma forma mais consciente de comprar e uma relação mais transparente entre o consumidor e as marcas. Tudo isso é necessário para diminuir os impactos negativos que muitas vezes passam despercebidos, como visto no vídeo do Ralph, por exemplo. 

Produtos Cruelty Free são veganos? 

Uma confusão comum que costuma acontecer é a dificuldade para diferenciar produtos cruelty free dos produtos veganos. Embora as duas propostas estejam alinhadas com a atitude de consumo sustentável e consciente, elas são diferentes.

O movimento Cruelty Free, como citado acima, busca abolir o uso de animais em testes, enquanto o veganismo prega um estilo de vida sem nenhuma exploração humana sobre os animais, seja na produção, alimentação, nas roupas e de todas as formas.

Por isso, os produtos veganos além de serem livres de testes em animais, também não podem ter ingredientes de origem animal em sua fórmula, desde leite até a cera de abelha, por exemplo. 

A Catharine Hill vem trabalhando para que em breve TODOS os nossos produtos sejam veganos, mas hoje já contamos com diversas opções que seguem esta linha. Você pode conferir todos os produtos veganos, clicando aqui.

Por que ainda existem marcas que testam em animais?

A indústria de cosméticos está muito próxima desse assunto, pois a maioria dos testes que observam as reações na pele e nos olhos já possuem métodos comprovados e que não usam animais. E a Catharine Hill tem orgulho de ser uma dessas empresas! Você vai encontrar o selo Cruelty Free Beauty em nossos produtos e ainda uma grande opção de produtos veganos.

Infelizmente vale lembrar que em alguns nichos da indústria, não foram desenvolvidas alternativas, como no caso da China, por exemplo, que obriga por lei os testes em animais, e permite que apenas produtos assim sejam exportados e importados no país. Esses testes avaliam como uma substância pode afetar a capacidade reprodutiva, possíveis problemas no uso contínuo, ou se pode provocar algum tipo de câncer, por exemplo. Por isso não basta apenas boicotar as marcas do mercado, mas ter uma atitude mais responsável na hora de comprar. Se você deseja praticar um consumo mais consciente e responsável, valorize as marcas que estão comprometidas com essa causa. Conheça os produtos Go Vegan Catharine Hill

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago