A presença do chumbo nas maquiagens é extremamente prejudicial à saúde, tanto que a substância já foi banida da composição dos produtos de diversas marcas. Visando a qualidade de seus materiais, e sabendo que esta é uma obrigação que qualquer fabricante deveria ter, a Catherine Hill, além de produzir todos os seus produtos sem chumbo, também desenvolve cosméticos naturais, sem riscos à qualidade de vida dos consumidores.
E quais são os riscos?
O chumbo é um metal tóxico e cancerígeno, que pode prejudicar o sistema nervoso e circulatório. O contato direto com o metal pode provocar anemia e, ainda, causar alterações neurológicas, assim como disfunção renal.
O elemento é bioacumulativo, ou seja, se acumula no corpo com o tempo. Por este motivo, materiais que incluam o metal em sua composição colaboram para que o usuário tenha contato diário com chumbo, causando riscos à saúde.
Além disso, a substância pode causar, ainda, aumento da pressão sanguínea, diminuição de fertilidade e dificuldade de aprendizagem. Em casos mais extremos, o chumbo pode provocar perda de concentração, depressão, nascimentos prematuros, abortos, desregulação do ciclo menstrual, úlceras labiais e, até, redução das capacidades cognitivas.
Os produtos com maior concentração de chumbo
A maquiagem sem chumbo já tem se tornado uma realidade para muitas marcas. Porém, há alguns anos, era um dos elementos básicos para quem produzia cosméticos. O batom era um dos principais produtos que continham o metal.
De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano para o setor alimentício e de medicamentos, as cores de batom que mais apresentaram o uso de metais pesados foram rosa e, ainda, o protetor labial neutro. Este resultado se deve porque os metais só são utilizados nas fórmulas de produção de batons para intensificar os pigmentos e tornar as cores mais vivas.
A regulamentação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2013, regulamentou o uso de chumbo em alguns cosméticos, por meio da resolução RDC 15/2013. A lei permite o uso de acetato de chumbo somente em tinturas capilares. Já os demais cosméticos não possuem uma regulamentação específica e, por isso, ainda utilizam a substância em alguns produtos.
A Anvisa prevê, ainda, que a concentração máxima do metal na composição dos produtos não deve ser superior a 0,6%. Segundo a agência, esta porcentagem possui baixa adesão cutânea e não oferece riscos à saúde do consumidor.
Como evitar a contaminação? Uma das medidas básicas para evitar o consumo de produtos com alto índice de chumbo é a leitura dos rótulos de qualquer produto. O usuário deve, sempre, optar pela compra de maquiagem sem chumbo.
No caso de produtos como batons, que possuem maior concentração do metal, é indicada a utilização de cores mais claras no dia a dia. Isso porque, como já falamos acima, os metais pesados são utilizados para compor os pigmentos e intensificar as cores dos cosméticos. Por isso, quanto mais escura a cor do produto, maior a participação do chumbo.
A escolha da cor não quer dizer que o consumidor irá ficar restrito, mas sim, que irá atentar-se aos cuidados básicos ao escolher os produtos que irá aplicar em sua pele, aderindo ao uso da maquiagem sem chumbo. Outro ponto que vale destaque para garantir que o cosmético não terá nenhum impacto negativo é o número de aplicações diárias. É indicado que o retoque da maquiagem, principalmente do batom, não passe de seis vezes por dia.
A qualidade do produto deve ser um dos fatores levados em consideração na hora de efetuar a compra. Materiais com propriedades inferiores, geralmente, têm uma grande diferença de preço, porém, sua composição pode trazer consequências futuras. Assim, para evitar qualquer tipo de problema, indica-se que o consumidor adquira o produto com melhor custo-benefício.
Qual é a solução?
Para oferecer produtos naturais, que não causam danos à saúde, a Catherine Hill produziu uma linha de cosméticos vegana, chamada Go Vegan.
Garantir a comercialização da maquiagem sem chumbo é uma das principais preocupações da empresa, tendo em vista que é um direito básico dos consumidores. Por isso, a Catherine Hill selecionou produtos que não apresentam matéria-prima de origem animal.
Nenhum item oferecido pela marca, mesmo que não façam parte dos produtos veganos, são testados em animais. O portfólio é indicado para quem busca por cosméticos mais naturais. A linha conta com os produtos básicos e, também, os mais procurados, para uma maquiagem sem chumbo e completa, como: base líquida, tônico refrescante, sombras, loção demaquilante, limpador de pincel e pó fixador.