Pele, cútis, nossa querida manta protetora, tão bela e, às vezes, tão castigada pelo desgaste do tempo e falta de cuidados adequados. Este órgão tão importante possui algumas características distintas nos indivíduos, podendo ser classificada como seca, mista ou oleosa. Desta vez, o nosso objetivo aqui na Catharine Hill é de te ensinar alguns truques de maquiagem para pele oleosa.
Mas antes de falar sobre produtos e procedimentos, é necessário explicar um pouco mais sobre as características de cada pele e cuidados básicos com a higiene para preservá-la bela e saudável.
Sobre os tipos de pele
Já falamos aqui mais profundamente sobre o uso de demaquilante para cada tipo de pele, porém, resumidamente, podemos defini-las assim:
- A pele seca, como o próprio nome já diz, possui um aspecto ressecado e necessita de muita hidratação;
- A pele mista, é aquela que não é nem oleosa e nem seca, possui uma quantidade maior de oleosidade concentrada na zona T, ou seja, testa, queixo e nariz. As bochechas podem ser mais secas ou normais. Necessita do uso de produtos específicos e cuidados diários;
- A pele oleosa possui aspecto brilhante e presença de secreções sebáceas. É um dos tipos mais comuns em países tropicais, como é o caso do Brasil.
O intuito deste texto é ensinar algumas dicas de maquiagem para pele oleosa para você destacar ainda mais a sua beleza. Continue com a gente!
O que é a pele oleosa?
É muito comum, durante a adolescência, o surgimento de espinhas e alterações na textura da pele por causa do excesso de atividade da glândula sebácea. Isso deixa o rosto com uma aparência mais brilhante, pegajosa e facilita o surgimento de cravos.
Contudo, algumas pessoas passam por isso por toda a vida, não apenas na puberdade. Essa característica de pele tem origem genética e pode ter sua oleosidade intensificada pelas ações que destacamos mais abaixo.
Fatores que aumentam a oleosidade
A oleosidade da pele pode ser desencadeada por diversos fatores como é o caso do desequilíbrio hormonal ocasional e também por:
- Péssima alimentação;
- Uso de produto para outros tipos de pele;
- Excesso de limpeza do rosto;
- Exposição excessiva ao sol e falta de proteção;
- Lavar o rosto com água quente.
A prática de uma ou mais destas atividades vai desencadear em um processo de ampliação da produção de óleo na sua pele. Alguns casos exigem, inclusive, intervenção com uso de medicamento, mas sempre seguindo orientação médica.
O ambiente também pode estimular a produção de sebo, como lugares quentes, mal ventilados ou a exposição aos vapores de óleos. O sol e mudanças climáticas também podem ter influência direta em aspectos da pele.
Como cuidar da pele oleosa?
Já vou te adiantando, essa não é uma tarefa das mais fáceis viu. Se você possui este tipo de pele, pode se preparar para dedicar muito tempo em cuidados para mantê-la saudável e bonita.
É necessário criar uma rotina de cuidados já pela manhã e encerrar com algumas ações antes de dormir. Vale lembrar aqui que você precisa sempre fazer o uso de produtos específicos para pele oleosa, como sabonetes e gel de limpeza contendo ativos seborreguladores.
A pele oleosa exige hidratação constante. Por isso, escolha cremes com textura adequada, sérum e opção gel-creme são bons exemplos que você deve manter sempre em sua necessaire.
Além disso, indispensável o uso de protetor solar para todos os tipos de pele. Hoje o mercado dispõe de uma boa variedade, o que irá facilitar para que você encontre o ideal.
Como já falamos acima sobre os fatores que intensificam a oleosidade da pele, é necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos e focar na ingestão de itens variados e em ingredientes não industrializados, beber muita água e trocar refrigerantes ou álcool por sucos naturais.
Na hora do banho, prefira água fria ou morna, temperaturas muito elevadas retiram a oleosidade natural da pele e estimulam o organismo a produzir mais. Evite também lavar o rosto várias vezes no decorrer do dia pelo mesmo motivo acima.
Pode maquiar pele oleosa?
Maquiagem sim, maquiagem sempre. Se você tinha esse receio, não se preocupe, o uso de make não é prejudicial para quem tem pele oleosa, a tecnologia já evoluiu muito e hoje permite o uso constante sem causar nenhum problema.
Contudo, você precisa tomar alguns cuidados como, por exemplo, a escolha dos produtos deve sempre respeitar a sua cútis.
Antes de falarmos sobre maquiagem para pele oleosa, você precisa definir qual é tipo e características do evento para o qual está se produzindo, pode ser trabalho, casual, festa, noite ou dia. Essa decisão irá impactar na escolha dos produtos para sua make e também na definição do seu look.
A pele oleosa exige atenção redobrada na hora da compra e repor os itens que compõem sua maleta de maquiagem. Aqui vamos te dar algumas sugestões que vão facilitar a sua vida no momento de produzir aquela make.
Produtos indispensáveis para maquiar a pele oleosa
Usar o primer é fundamental para a fixação da maquiagem. Além disso, o primer que vendemos aqui na Catharine Hill é a base de silicone e, aliado a textura e a tecnologia, faz com que os poros mais dilatados sejam preenchidos, assim como as linhas de expressão, cicatrizes de acne.
Ou seja, além de fixar a make, o primer é excelente para o preenchimento dos poros, reduzindo o excesso de oleosidade na pele.
Corretivos cremosos com texturas mais secas são os mais indicados para maquiagem em peles oleosas. Eles devem ser aplicados somente na região a ser disfarçada. Se você não tem olheiras, por exemplo, pode optar por usar o corretivo exclusivamente em caso de necessidade (como disfarçar espinhas, sinais etc). Caso contrário, evite-o.
Pressed Power Micronizado é o pó compacto especial da nossa marca. Ele tem alta tecnologia e garante um acabamento final de luxo. É este tipo de produto que ajuda fixar e manter a maquiagem para pele oleosa intacta por mais tempo.
Preparação da pele oleosa para maquiar
A chave para uma boa maquiagem é a preparação da pele. Logo, se o seu objetivo é ter uma make perfeita e duradoura, essa etapa é essencial e deve fazer parte da sua rotina.
A preparação deve incluir produtos que vão fazer a base da maquiagem e criar “o pano de fundo” para a sua obra de arte. A ideia aqui é reparar imperfeições e deixar a pele oleosa pronta para receber a make e fixá-la.
Antes de começar a maquiagem para pele oleosa é necessário:
- Limpeza: lave o rosto com um sabonete especial para seu tipo de pele
- Tonificação: use tônico adstringente, ele irá ajudar a desobstruir os poros
- Hidratação: cuidar do tônus da pele é importantíssimo para que ela fique viçosa e a maquiagem seja duradoura. Prefira hidratante facial com fórmula “oil free” ou à base de água
Dica de maquiagem para pele oleosa durante o dia
Após a preparação da pele, escolha a base específica para o seu tipo e tom de pele e livre de óleo na composição, ela irá aplacar o brilho e ajudar na uniformização da maquiagem. As bases mattes são uma ótima pedida para todos os tipos de eventos.
Após a base, use um corretivo ou primer para disfarçar pequenas imperfeições e finalize com pó. Aplique principalmente nas áreas que realmente precisam ser matificadas ao decorrer do dia, como testa, nariz e queixo.
Ao longo do dia, faça retoques na maquiagem com o pó compacto. Em dias mais quentes, talvez seja necessário usar outros recursos, como é o caso dos lenços matificantes. São pedacinhos de papel que sugam a oleosidade da pele sem tirar a make, uma ótima alternativa para retoques rápidos.
Dica de maquiagem para pele oleosa durante a noite
Neste caso, os cuidados tradicionais com o preparo da pele devem ser repetidos, inclusive nos preparos para receber a maquiagem como limpeza, tonificação, hidratação e uso de uma base específica.
A partir desse passo, a maquiagem para pele oleosa a noite exige atenção quanto ao uso sombras compactas de longa duração, jamais aplique a opção em creme, mousse ou bastão.
Somente faça uso de corretivo se for necessário esconder alguma imperfeição. Neste caso, opte sempre pela opção seca em pó ou em bastão e fuja dos produtos cremosos ou líquidos.
No acabamento, escolha rímel, lápis ou delineador que sejam a prova d’água. Para acabar a maquiagem para pele oleosa, aplique blush em pó, ele ajudará a regular a oleosidade. Neste caso, também evite usar opções líquidas ou cremosas.
A finalização da make requer o uso de um batom matte da cor de sua preferência.
E vale uma dica final: pode não parecer, mas optar por batons com acabamento matte, bem sequinho ajuda a disfarçar a oleosidade do rosto. Se você estivesse usando um gloss ou um batom líquido o efeito não seria o mesmo.
Se você for igual eu e adora uma promoção, não deixe de ver as ofertinhas especiais em nosso Outlet aqui na Catharine Hill.
Além dos conteúdos disponíveis aqui do blog, você pode ter acesso a mais dicas de maquiagem e promoções exclusivas em nossos perfis nas redes sociais, sempre tem novidade.
Depois de aprender como fazer maquiagem para pele oleosa, veja também dicas de como usar tinta para sobrancelha e aprenda como escolher a melhor base para o seu tipo de pele.
Se você gostou das dicas de maquiagem para pele oleosa e acha que elas são úteis para alguma amiga, então compartilhe com ela. Outras pessoas também podem adorá-las!