Catharine Hill

Entenda as diferenças entre pigmento e sombra em pó

É muito comum que algumas pessoas se confundam diante de certos produtos para maquiagem. Alguns itens parecem “ser a mesma coisa” ou ter funções parecidas, o que pode levar as pessoas a fazerem uso indevido ou não aproveitar o máximo potencial nas suas makes. E aí, o resultado pode ser totalmente diferente do que é esperado.

Um bom exemplo de quando essa confusão acontece é em relação à sombra em pó e pigmento. Quais seriam as diferenças entre esses produtos? Quando o uso é mais indicado? Se você deseja encontrar as respostas para essas e outras perguntas, continue a leitura desse post!

Entenda mais sobre o pigmento

Em comparação à sombra em pó, os pigmentos possuem cores mais fortes e vibrantes. Alguns trazem glitter e outros, não. A diferença é que eles são uma espécie de “cor pura”, pois o único material utilizado no produto é o chamado pó de cor.

Os pigmentos podem ser usados para intensificar a tonalidade de uma sombra, sendo do mesmo tom ou em um tom mais escuro.

Veja sua forma de aplicação

Algumas pessoas podem considerar a forma de aplicação do pigmento uma desvantagem em relação à sombra. Isso porque é preciso prática para evitar sujeira e uma make borrada. O ideal é que, a fim de conseguir o melhor resultado na aplicação, o uso seja complementado com um fundo de cor, com o primer ou uma sombra neutra.

Esses outros produtos serão os responsáveis pela melhor fixação do pigmento na maquiagem, assim como a maior durabilidade e potencialização da cor. Sem o uso do primer, a tendência é o pigmento desaparecer mais rápido ou escorrer pelos olhos.

O pigmento pode ser usado a seco, mas requer mais cuidado. Usá-lo umedecido é mais prático e garante mais intensidade nas cores. O produto deve ser aplicado com a ajuda de um pincel achatado, se possível, de cerdas firmes. Apoie o pincel de um dos lados sobre o pigmento e esfregue na tampa, bastando uma batidinha para tirar o excesso.

Se for aplicar a seco, não esfregue ou esfume com o pincel. Apenas pressione as pálpebras.

Entenda mais sobre a sombra em pó

A sombra em pó é o produto mais conhecido e utilizado para maquiagem dos olhos. Elas podem ser encontradas em diversos tipos: compactas, cremosas, matte, brilhosas e outros. A sombra é a junção do pigmento com outros componentes, que podem variar de acordo com a marca.

Normalmente pode ser utilizado o talco, o óxido de ferro, a lanolina e a mica. A função deles, em geral é ajudar na melhor fixação da cor. A sombra em pó pode ser solta ou prensada, mais comumente conhecidas como compacta.

Veja sua forma de aplicação

A aplicação da sombra compacta é mais simples que a da sombra solta. Algumas dispensam o uso do primer ou fixadores, devido à sua composição. Mas, se precisar de alta durabilidade na sua make, preparar a pele antes é indispensável.

Para aplicar a sombra solta é válido ter mais habilidade e paciência. Assim como os pigmentos, são mais concentradas e podem fazer mais sujeira durante a aplicação. Mas, diferentemente do pigmento,(as sombras em pó) pode ser esfumada sem problemas.

A sombra compacta, especialmente em tons mais claros, dificilmente fará tanta sujeira ao cair na pele pronta. Elas podem vir em embalagens unitárias ou em duos, trios, quintetos e demais kits e paletas. Podem ser esfumadas, e o resultado costuma ser melhor em comparação com as sombras soltas.

Se for usar a sombra solta, use um pincel mais firme e curto para aplicar. As sombras compactas não precisam de tanta ajuda para a aplicação, por isso podem ser aplicadas com um pincel mais fofinho. Use o primer a fim de intensificar as cores.

Entendeu a diferença entre pigmento e sombra em pó? Agora solte sua imaginação e invista em uma bela maquiagem para os seus olhos.

Curtiu o post? Deixe aqui o seu comentário, com dúvidas ou sugestões!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Share
Published by
Catharine Hill

Recent Posts

Pincel para Delineador: 4 dicas para um delineado sem erros!

Um Pincel para Delineador é o que você está procurando? Quem nunca sonhou com aquele…

1 dia ago

Batom Líquido Matte: confira 7 cores que estão em alta! 

O Batom Líquido Matte é o queridinho do momento, e não é difícil entender por…

1 semana ago

Delineador em gel: 7 dicas para um acabamento profissional! 

Quando o assunto é delineador em gel, a mágica se intensifica! Este produto tem ganhado…

1 semana ago

5 itens para dar um up em maquiagens simples

Uma produção básica pode ser transformada em maquiagem criativa com os itens certos. Veja 5…

1 mês ago

Maquiagem para dias preguiçosos – dicas para sair linda sem muito esforço

Quando bate o desânimo de se arrumar, uma maquiagem simples podem salvar o dia e…

2 meses ago

Produtos multifuncionais na maquiagem: o que são e por que ganharam tanta popularidade

Os multifuncionais têm ganhado popularidade e há muitos motivos para isso! Saiba o que são…

2 meses ago