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Atender por conta ou atuar em salão? Vantagens e desvantagens das duas formas de trabalho

Os profissionais que trabalham no segmento da beleza certamente já se fizeram essa pergunta em algum momento. Ambas as formas de trabalho, seja trabalhando em casa ou atuando em um salão, possuem as suas vantagens e desvantagens.

Independente do lugar, um fator importante para todos é prezar pela qualidade do trabalho desempenhado para que o resultado seja o esperado. Cada forma de trabalho envolve diferentes aspectos que podem ser grandes desafios, então é importante conhecer o cenário como um todo.

Por isso, a gente separou alguns pontos importante relacionados ao tema para que você possa conhecer, se informar e escolher o que encaixa melhor para o seu momento. Vem conferir!

Atender por conta

Ter o próprio negócio, seja atendendo em casa ou tendo um espaço comercial destinado para o atendimento aos clientes, envolve diversos fatores que precisam de atenção!

Vantagens

Você pode trabalhar conforme seus gostos, anseios e filosofias, não sendo necessário prestar contas para um superior. Quando se tem o próprio negócio é você quem dita as regras e estabelece os critérios.

Atendendo por conta será possível ter toda a margem de lucro à disposição, podendo determinar os investimentos de acordo com as necessidades que julgar relevantes. Mas, sempre é preciso levar em consideração que é importante ter um capital de giro, que é aquele dinheiro para manter o negócio funcionando mesmo em meio às adversidades.

Uma grande vantagem aqui é que você poderá colocar toda a sua visão empreendedora em prática! Com isso, também vem a possibilidade de expandir o conhecimento para além da área de atuação buscando também conteúdos voltados para gestão e empreendedorismo.

Desvantagens

Como estará atendendo por conta, será sua responsabilidade arcar com todas as despesas, que não são poucas. Desde equipamentos até mesmo transporte em casos de atendimento à domicílio e aquisição periódica de produtos, as despesas aparecem e você precisa lidar com isso.

Fazer a gestão de toda a parte administrativa do negócio é um grande desafio, pois envolve organização dessas despesas, pagamentos, planejamento do orçamento e tudo mais que engloba as necessidades diárias.

Quando atende por conta, você também será responsável por fazer um planejamento para o marketing, pois seu negócio precisa ser visto para que novos clientes apareçam e se fidelizem. Isso envolve tempo, conhecimento e investimento, que são fatores que podem gerar dificuldades para muitos profissionais.

Atuar em salão

Estar na correria do dia a dia de um salão de beleza também tem as suas vantagens e desvantagens. Vem dar uma olhada em quais são estes aspectos.

Vantagens

Neste ponto você não vai precisar se preocupar com a parte financeira. Haverá um controle das comissões, mas isso pode variar de acordo com o contrato de trabalho. Mesmo que não tenha uma grande quantidade de clientes durante o mês e/ou semana, o pagamento será responsabilidade do proprietário.

Todos os materiais, equipamentos e produtos utilizados serão de responsabilidade do salão, sendo que você deverá cuidar apenas da organização do seu espaço, mantendo-o limpo e adequado às diretrizes exigidas.

Você terá acesso à toda uma nova carteira de clientes do salão, que poderá contribuir para o seu crescimento, além de também conquistar novos pela qualidade do serviço oferecido.

Desvantagens

Uma considerável desvantagem em atuar em salão é que você não terá acesso ao faturamento total, tendo que se contentar apenas com um valor pré-fixado ou nas comissões, de acordo com o contrato de trabalho.

Dependendo da negociação feita, você terá que arcar com os custos para aquisição de produtos e equipamentos, para utilizar o espaço físico do salão.

Quando se trabalha em um salão você não terá muita liberdade para fazer as tarefas como desejar, pois será preciso seguir as normas e orientações que o empreendimento deseja. Este aspecto vale para questões simples, como a decoração, e também impacta na escolha dos produtos e horários de atendimento.

Seja qual for a forma de trabalho que você escolheu, lembre-se sempre de prezar pela qualidade no seu atendimento, para fidelizar a clientela. Também busque sempre se atualizar, fazendo cursos, participando de eventos e feiras sobre o setor. Trazer novidades, seja em tendências ou produtos, é uma forma de manter os clientes ativos e também captar novos!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que essas informações te ajudem na escolha pela forma de trabalho!

Catharine Hill

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