maquiagem artística
Maquiagem artística é um tema bastante amplo, como tudo que tem ligação com arte, não é? Ela não envolve apenas as técnicas, mas também a criatividade de cada maquiador. A atividade é muito usada para a construção de personagens, efeitos especiais e tudo mais que o universo do cinema, teatro e demais espetáculos pedirem.
Tentaremos deixar este texto mais introdutório, para você que quer se aventurar na maquiagem artística e precisa saber que ferramentas e produtos usar para começar bem nas técnicas. Então continue a leitura e siga com a gente nesse universo quase mágico!
A maquiagem artística é muito utilizada para efeitos de envelhecimento no rosto. O importante nesse caso é que o personagem fique o mais natural possível. As rugas no rosto são o aspecto principal. Elas podem ser feitas usando um pancake mais claro que o da pele e lápis de olhos marrom (para desenhar as rugas propriamente ditas).
A dica para que o desenho das rugas seja mais natural é pedir para a pessoa sorrir; assim essas partes ficarão marcadas e podem ser evidenciadas com o lápis. Essas linhas do lápis deverão ser “borradas”, utilizando uma esponjinha para não ficarem tão artificiais.
Os cabelos e demais pelos (bigode, barba e sobrancelhas) também precisam ficar envelhecidos. Aqui, nada de usar talco ou spray de tinta branca! O talco deixa os fios oleosos; e o spray pode deixar o resultado muito armado, com os fios duros e espetados. Para que os cabelos grisalhos fiquem mais naturais, você deve usar um produto específico, como o Cabelo Grisalho Branco da Catharine Hill, que não agride os fios.
Algumas caracterizações demandam que as sobrancelhas sejam escondidas, como no caso dos palhaços ou as caveiras mexicanas. O truque aqui é usar um produto chamado látex líquido ou o Theatrical Liquid Látex da Catherine Hill. Basta aplicar uma fina camada e espalhar com auxílio de uma espátula. Esse processo pode ser repetido, caso haja necessidade.
Aplique pó translúcido por cima para garantir que o efeito seja mais natural. Se as sobrancelhas forem muito encorpadas, pode ser necessário o uso de corretivo para disfarçar melhor. Por fim, cubra tudo usando uma base espessa no tom da pele e aplique o pó compacto para finalizar.
Outra opção, em caso de sobrancelhas muito grossas e/ou volumosas, é usar a Massa Moldável Charuto da Catharine Hill. Modele essa massa e a aplique sobre as sobrancelhas. Para disfarçar a transição entre massa e a pele, use a base e finalize com pó compacto.
Outra vertente da maquiagem artística são os machucados falsos. Os hematomas são fáceis de fazer e podem ser elaborados utilizando maquiagem comum. Mas, é claro, se você usar produtos específicos, como o Clown Make Up da Catharine Hill, o resultado será muito melhor!
A dica é usar tons de azul, roxo, vermelho e preto. Basta aplicar o produto na região onde deseja o hematoma, dando leves batidas, sem exageros. O excesso pode ser removido de forma que o resultado não fique muito artificial.
Essas dicas garantem um bom início no mundo da maquiagem artística! Para ter ainda melhores resultados, é fundamental praticar sempre. Para obter bons resultados, utilize materiais adequados como os que oferecemos em nossa loja.
Não deixe de conferir nossa loja virtual e seguir nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como esse!
A Paleta de Sombras 30 Cores Catharine Hill acaba de ganhar uma nova versão, ainda…
A maquiagem para outono é sobre escolher tons quentes, terrosos e sofisticados, que combinam com…
O Lollapalooza 2025 se aproxima, e a expectativa para montar o look perfeito só aumenta.…
O perfume é mais do que um simples acessório. Ele tem o poder de evocar…
Com a rotina corrida, ter uma maquiagem simples para a noite que transita do trabalho…
As cores de maquiagem são essenciais para transformar qualquer look, especialmente no verão, quando a…