Dicas

Profissão Maquiador: saiba tudo sobre esse ofício que cresce cada vez mais no Brasil

Ser um profissional do ramo da beleza exige um plano de desenvolvimento individual e interpessoal. Em um mercado que movimenta milhões de reais anualmente, a competitividade está cada vez mais presente e, para isso, é necessário que profissionais se destaquem e consigam, de fato, desenvolver suas habilidades para uma carreira sólida.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado brasileiro da beleza cresceu 567%, nos últimos anos. Com esse crescimento, abriram-se portas para mais de 480 mil profissionais do ramo, inclusive, para aqueles que detém conhecimento sobre cuidados e embelezamentos com a face, o maquiador.

Pensando nesta demanda que está crescente, em especial para os que desejam ser maquiadores, é necessário se adequar aos padrões de alto nível, desenvolver competências, criar um bom plano de carreira e se atentar às tendências do mercado diariamente.

Abaixo, listamos algumas dicas para ter sucesso neste oficio que cresce cada vez mais no Brasil!

Especialização

O maquiador precisa, em primeiro lugar, se atentar às necessidades da profissão e com isso buscar especializações. Hoje em dia não basta apenas saber se maquiar ou ter influência nas redes sociais e canais de vídeos. Para desenvolver competências é necessário se embasar em estudos, que podem vir por meio de uma graduação ou cursos técnicos.

A dedicação aos estudos pode abrir portas para aprimorar conhecimento, melhorar a criatividade e, também, a autonomia diante da profissão. Além dessas consequências positivas que a especialização oferece ao maquiador, também é possível formalizar esta especialidade, por meio do Registro Profissional Técnico, que é retirado na Delegacia Regional do Trabalho.

Empreendedorismo

Com a possibilidade de empreender cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, seja por conta da crise ou em busca de uma autonomia profissional, o empreendedorismo abre portas para os maquiadores que desejam ser donos do seu próprio negócio para obterem, muitas vezes, fonte de renda maior se comparado com os trabalhos realizados como colaborador de um estúdio, ateliê ou salões de beleza.

Quando este especialista deseja empreender, é necessário estar atento e achar uma brecha de necessidade do segmento para que se torne um diferencial. Não se pode fazer mais do mesmo, mas agir com criatividade, planejamento, estratégia e coragem para inovar diante do que já existe. O ato de empreender não deixa de estar atrelado aos estudos e aperfeiçoamento do setor de beleza.

Comunicação

O maquiador, antes de expert em maquiagens, cores e tendências do mercado, é um vendedor. Ou seja, o sucesso de vender seu trabalho está relacionado à comunicação e para isso é indispensável que estes profissionais dediquem tempo divulgando a sua arte nas redes sociais, em blogs e, principalmente, participando de palestras em pequenos e grandes eventos do segmento da beleza.

Hoje em dia, o mundo está se atentando à era digital e com isso o espaço para expor seu nome, marca e trabalho é maior. De acordo com estudo “Influenciadores digitais”, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Mercado, Qualibest, 72% das mulheres se interessam por moda e beleza quando buscam por algum influenciador. Partindo disso, é necessário que o maquiador de hoje saiba expandir seus conhecimentos, se comunicar com a era 4.0 e alavancar suas redes sociais com conteúdos pertinentes, que gerem valor ao público-alvo do profissional.

Autoteste

É comum, do bom profissional, realizar testes dos produtos estéticos no seu próprio rosto, entender as diferentes tonalidades, camadas e durabilidade que determinada marca pode oferecer. Tudo isso tem que ser estudado e testado antes mesmo de ser posto em prática nos clientes. Entender o produto, suas necessidades, praticidades, tempo de eficácia e resultados, são pontos que devem estar atrelados ao trabalho do maquiador.

Resiliência

O profissional que deseja ter sucesso neste oficio da beleza precisa, assim como outros, praticar a resiliência para conseguir alcançar suas metas e objetivos pessoais e profissionais. Alguns dos maquiadores almejam sucesso na carreira da noite para o dia e, com isso, frustações são adquiridas pela pressa, falta de compreensão e estimulo.

O ato de ser resiliente permite compreender as etapas da vida. Por exemplo, todo ser humano precisa trilhar um caminho em busca do que deseja, o que pode levar semanas, anos ou décadas, mas o importante é que exista firmeza, determinação e força de vontade para não desistir. Durante essa trilha, cabe ao maquiador estar convicto que há diferença entre ser famoso e ser bom no que faz.

Relacionamento

É importante que se construa bons relacionamentos por meio de network, pois ter contatos fortalece o trabalho, gera clientela e, também, abre caminhos para novas oportunidades. Isso vale para os maquiadores, como também para quaisquer outros profissionais de inúmeras outras carreiras. Ser simpático, ter uma boa comunicação, cautela e trabalhar com bons produtos de marcas que são referência são pontos fortes que estão atrelado à elaboração de uma boa convivência, além, também, do auto sucesso.

A troca de destinatários colabora não apenas na abertura de portas para o mercado de trabalho, mas, também, na comutação de diferentes experiências sobre produtos, técnicas, marcas e profissionais. A prática de se ajudar no ramo da beleza é como um braço direito, ou seja, não gera concorrência, mas contribuí para um todo e, em especifico, para o sucesso da carreira de cada maquiador.

Dica extra: cobrar ou não cobrar os testes?

Para finalizar, vamos responder uma dúvida de muitos maquiadores: cobrar ou não cobrar os testes de maquiagem? Para responder essa dica, os nossos profissionais Bruna Lacerda e Allison Graeff gravaram um vídeo exclusivo. Confira:

 

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Share
Published by
Catharine Hill

Recent Posts

Paleta de Sombras Coloridas: Arrase com Cores na sua make neste verão! 

A Paleta de Sombras Coloridas é a estrela da maquiagem neste verão, trazendo vida e…

7 dias ago

Como usar Blindagem na maquiagem? Guia completo para uma aplicação perfeita! 

Tem dúvidas sobre como usar a Blindagem na maquiagem? Você já ouviu falar sobre a…

2 semanas ago

Ideias de maquiagem de halloween: 7 exemplos de makes para a festa! 

Ideias de maquiagem para o Halloween é o que você procura? Quando o Halloween se…

3 semanas ago

Como saber se um perfume é original? Saiba como identificar! 

Como saber se um perfume é original? No mundo da perfumaria, não há nada mais…

4 semanas ago

Guia definitivo da esponja para maquiagem: técnicas e cuidados essenciais! 

As Esponjas para maquiagem tornaram-se essenciais no mundo da beleza, revolucionando a forma como aplicamos…

1 mês ago

Como usar a Bruma Fixadora? Guia para uma make duradoura! 

ocê sabe como aplicar a Bruma Fixadora corretamente? A Bruma Fixadora se tornou um item…

1 mês ago