Quem nunca começou uma maquiagem e buscou algo mais animado e cheio de energia ou então uma opção mais calma e tranquila? Para cada produção, são infinitas as possibilidades.
Quando falamos dessas sensações, estamos nos referindo a temperatura das cores. Os tons quentes e frios estão sempre presentes, seja nas makes mais simples do dia a dia, até às mais elaboradas.
Quer entender como isso funciona e saber como diferenciar e usar os tons? É só continuar lendo que vamos trazer várias dicas!
A percepção das cores
Antes de apresentar os conceitos e mais informações sobre tons quentes e frios, vamos falar das cores.
Os nossos olhos só são capazes de perceber as cores quando existe a presença da luz. Imagine um quarto em que as paredes são todas coloridas, agora feche a porta, apague a luz e as cores não poderão mais ser percebidas.
Com isso, podemos concluir que sem luz não temos cores. Já percebeu que quando fazemos aquela make incrível, buscamos pela melhor iluminação para fazer a foto? As luzes fazem toda a diferença!
Os tons quentes e frios
Agora vamos falar sobre como identificar e saber quais são estes tons:
- Cores quentes: São tons fortes, cheios de vida e energia. Amarelo, laranja e vermelho são tons quentes, assim como as variações destas cores. Normalmente, são cores que associamos ao fogo;
- Cores frias: São mais leves, suaves e passam certa sensação de calma. Azul, verde e violeta são frias e os diferentes tons dessas cores também. A associação destas cores é com a água e o gelo.
A combinação de cores
Outro ponto importante que é preciso entender é que as cores são grandes misturas. Existem apenas três cores primárias, que são aquelas que não se pode obter por meio da mistura de outras, sendo elas: azul, amarelo e vermelho.
Todas as demais tonalidades que conhecemos são feitas a partir da combinação destas três cores.
Então, os tons quentes e frios são definidos a partir das quantidades envolvidas nas misturas. Aqui, vale considerar o percentual de amarelo e azul.
- Quanto mais azul, mais fria será a cor.
- Quanto mais amarelo, mais quente será o tom resultante.
Os tons na maquiagem
Que tal trazer todo esse conhecimento para o mundo das makes? Temos algumas informações importantes que vão fazer a diferença nas suas produções.
Para combinar a cor da maquiagem com o tom de pele de cada pessoa, é preciso conhecer toda essa dinâmica de misturas.
Se o tom da pele é mais próximo do branco, azul, verde, rosa e até mesmo lilás, isso representa uma pele mais fria, já se for mais para o amarelo e vermelho, é mais quente.
Peles quentes combinam mais com cores quentes e peles frias com cores frias. Sempre lembre-se de que o equilíbrio é a melhor escolha.
Mas vale lembrar, também, que essas são apenas dicas, pois o que importa mesmo é como você sente! Tons quentes e frios fazem parte de todas as produções e você vai arrasar se usar o que gostar e te fizer se sentir bem.