O portfólio é a porta de entrada para que as pessoas conheçam o trabalho de um maquiador. O conteúdo precisa ser diversificado e apresentar toda a capacidade do profissional de fazer produções arrasadoras.
Porém, montar um portfólio requer alguns cuidados, pois as aptidões e traços do artista precisam ser mostrados, assim como a versatilidade em desenvolver diversos tipos de maquiagens.
Para você que quer montar o seu portfólio, nós separamos cincos dicas que vão te ajudar!
Antes de montar o seu portfolio, é preciso preparação, pois este material demonstrará a sua capacidade e o seu “estilo” de maquiagem. Antes de começar a sua vida de maquiador, é preciso se capacitar e conhecer todas as nuances que envolvem as produções, desde as mais simples, até as mais sofisticadas.
Para começar, o ideal é buscar um curso de maquiagem profissional, assim você pode conhecer novas técnicas e aperfeiçoar o trabalho para poder criar um portfólio de maquiador incrível.
É preciso ter uma atenção especial à qualidade das fotos utilizadas para montar o portfólio. Essas imagens precisam ter alta definição, para que seja possível visualizar todos os detalhes da make.
Procure fazer fotos em diferentes ambientes, isso vai ajudar a mostrar as possibilidades do trabalho. Faça fotos mais aproximadas também, assim será possível trazer os detalhes da maquiagem nos olhos, contornos e lábios, por exemplo. Pratique bastante antes de montar o seu material!
O portfólio de maquiador precisa ter diversidade. Vários estilos, cores e efeitos para mostrar todo o seu potencial devem ser feitos e fotografados para o portfólio. Na hora de organizar as fotos, busque uma sequência lógica e faça a transição de estilos de forma gradativa. Crie uma espécie de linha do tempo e vá passando pelos estilos.
Faça com que olhar o seu portfólio de maquiador seja uma forma de viajar pelas possibilidades do seu trabalho. Busque sempre trazer mais de uma opção em cada um dos estilos que fará parte do material.
Atualmente, é impossível ter um portfólio completo sem estar presente nas redes sociais. As mídias acabam se tornando um meio em que as pessoas conhecem e buscam mais informações sobre o trabalho de um maquiador, desde dicas até inspirações para makes.
As pessoas podem encontrar a página por meio de #hashtags, localização e, principalmente, indicação de outras pessoas, portanto, é preciso atenção.
Atualize os conteúdos com frequência e não deixe de responder às mensagens.
Um ponto importante que não pode ficar de fora do portfólio do maquiador são os contatos do profissional. Além de telefone e e-mail, é preciso colocar as identificações das redes sociais. Isso ajudará as pessoas a terem uma visão geral sobre o seu trabalho, ver o feedback de outras pessoas e poder acompanhar novos conteúdos.
Se o portfólio se espalhar e alguém encaminhar como indicação, por exemplo, é preciso dar ao possível cliente todas as informações sobre o trabalho e os contatos do maquiador.
Se prepare, arrase nas produções e monte um portfólio de maquiador capaz de conquistar o mercado. Faça combinações, muitas fotos, divulgue e exponha o seu trabalho para agências, fotógrafos e possíveis clientes. O seu material precisa ser competitivo e um diferencial no mercado! 😉
Você sabe para que serve cada pincel de maquiagem? No universo da maquiagem artística, a…
A Paleta de Sombras 30 Cores Catharine Hill acaba de ganhar uma nova versão, ainda…
A maquiagem para outono é sobre escolher tons quentes, terrosos e sofisticados, que combinam com…
O Lollapalooza 2025 se aproxima, e a expectativa para montar o look perfeito só aumenta.…
O perfume é mais do que um simples acessório. Ele tem o poder de evocar…
Com a rotina corrida, ter uma maquiagem simples para a noite que transita do trabalho…