Categories: AutomaquiagemPasso-a-passo

Passo a passo: aprenda a fazer maquiagem de palhaço

Você foi convidada para uma festa à fantasia, ou simplesmente está a fim de fazer uma make artística? Que tal se inspirar no personagem circense mais icônico de todos os tempos? Mesmo bastante popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como fazer maquiagem de palhaço fidedigna e perfeita. Pensando nisso, a Catharine Hill preparou um tutorial detalhado para você fazer a produção em casa e sem erros.

Primeiramente, saiba que é fundamental utilizar produtos de qualidade — de preferência, profissionais — para se ter um melhor resultado. Além disso, conhecer alguns truques sobre preparação da pele também é fundamental tanto para quem já é profissional quanto para os iniciantes no universo da beleza.

Para ajudar você em cada etapa dessa superprodução, consultamos especialistas em makes artísticas para mostrar como fazer maquiagem de palhaço realista e sem complicações. Pronta para começar? Então, vamos lá!

Passo 1: prepare a pele

Não existe maquiagem perfeita sem que a pele esteja preparada corretamente, concorda? Para isso, é preciso higienizá-la e não pular as etapas a seguir.

Hidratar e controlar a oleosidade

Você deve usar os cosméticos de skincare adequados para o seu tipo de derme e não abrir mão do tônico, que hidrata e combate a oleosidade excessiva. Consequentemente, quando você for seguir os próximos passos deste guia de como fazer maquiagem de palhaço, sua cútis já estará protegida e a make durará muito mais, sem risco de borrões ou craquelados, que derrubam qualquer visual.

Dica importante:

Aplicar um primer em toda a face também ajuda, pois fecha os poros dilatados e disfarça as marcas de expressão.

Passo 2: tonalize a face

O palhaço é um personagem que tem o rosto todo coberto por uma só tonalidade, diferentemente de outras figuras ou mesmo das maquiagens que fazemos para festas e ocasiões do dia a dia. Logo, convém escolher produtos de alta camuflagem e de uma cor só.

Opções de tons

Boas opções são os pancakes espessos e com alta durabilidade. Eles estão disponíveis na cor branca, em versões amareladas e mais escuras, para combinar com a cútis de quem será caracterizado.

 

E os corretivos?

Como os pós formam uma camada consistente, em geral não é preciso usar corretivos para tampar cicatrizes, manchas e olheiras. Caso queira disfarçar aquela espinha ou melasmas, abuse do corretivo colorido. Neste manual já ensinamos qual tom ajuda a cobrir cada tipo de imperfeição.

Use esponjas

Já que os pancakes são densos e os pincéis não são os melhores aliados para fazer maquiagem de palhaço, use uma esponja umedecida para realizar este trabalho e deixar a derme uniforme, com acabamento homogêneo.

Passo 3: sobrancelhas coloridas

Chegamos a um detalhe bem importante na hora de fazer maquiagem de palhaço. Já reparou que esse personagem geralmente apresenta as sobrancelhas coloridas e grossas? Pois é isso que propomos que você faça.

Criando sobrancelhas marcantes

Para obter o resultado correto, desenhe sobrancelhas grossas, cerca de 2 centímetros além dos seus pelos naturais, utilizando um lápis para contorno. Atenção à simetria! Delimite-as e conserte quantas vezes forem necessárias.

Feito isso, use esponjas pequenas para aplicar a sombra artística na cor de sua preferência. É interessante usar mais de uma coloração para dar alegria e vivacidade à caracterização. Aqui, vale abusar da criatividade sem medo.

Passo 4: boca marcante

Quando a dúvida é como fazer maquiagem de palhaço, a boca merece destaque. Então, que tal apostar naquele formato de lábio clássico?

Com o lápis labial vermelho vivo, faça um contorno fora da linha natural da boca para que ela pareça maior. Se quiser ousar ainda mais, crie uma expressão de sorriso até a área abaixo das bochechas utilizando o mesmo lápis.

Em seguida, preencha muito bem esse espaço com um batom de uso artístico também na cor vermelha intensa. A dica é passar uma leve camada de glitter ou brilho depois do batom, para deixar a caracterização ainda mais fun.

Passo 5: a hora do nariz

O nariz é mais um passo de extrema importância em uma maquiagem de palhaço. Afinal, essa área do rosto é uma das que mais definem o personagem.

E não é preciso recorrer a acessórios de plásticos, viu? Aliás, eles não são os mais recomendados, pois tais apetrechos podem incomodar e atrapalhar a respiração.

Portanto, nossa dica é: faça um nariz de palhaço com maquiagem. A melhor técnica é usar um produto para maquiagem artística na cor vermelha, pois o cosmético confere alta cobertura e durabilidade, criando resultados tão perfeitos como os adereços.

 

Passo 6: use e abuse da criatividade

Agora é hora de soltar a imaginação e criar os detalhes de sua preferência. Traços ao redor do rosto, riscos em volta da sobrancelha e dos olhos, estrelas e corações nas bochechas…. Tudo isso pode deixar a make ainda mais elaborada, diferente e divertida.

Passo 7: fixe a maquiagem

Com a produção pronta, é importantíssimo apostar em um fixador de maquiagem em spray, para que não haja nenhum produto borrado durante a festa.

Com uma borrifada em toda a face a uma distância de 30 cm, garanta que a make fique selada na pele e não escorra nem com a transpiração, nem quando entrar em contato com outras pessoas.

Agora que você já sabe como fazer maquiagem de palhaço, que tal visitar o shopping virtual da Catharine Hill para adquirir produtinhos profissionais com alta tecnologia pelo melhor custo-benefício do mercado? Com eles você cria makes artísticas e para o dia a dia que realmente dão aparência de produção feita em salão de beleza!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago