Categories: Catharine Hill

Como descobrir o subtom da pele e como ele influencia na sua maquiagem?

Quantas vezes você já jurou que aquela base nova estava no tom exato da sua pele, mas quando experimentou o produto acabou se decepcionando? O mesmo pode ocorrer com o seu corretivo e os demais produtos de maquiagem.

Na foto da propaganda do produto, a modelo até pode apresentar um tom de pele semelhante ao seu. Mas saiba que, na prática, o resultado será diferente. Isso ocorre por conta do subtom da sua pele.

Para você entender melhor sobre esse assunto, elaboramos este post com algumas explicações. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o subtom da pele?

Chamamos de subtom da pele àquela parte da colorimetria de pele que está além do seu tom primário (ou seja: claro, médio ou escuro). É a cor de fundo da pele. Identificar o tom da pele é fácil, afinal o tom está bem mais visível. Contudo, chegar ao subtom também é muito importante se você quiser garantir maquiagens mais harmônicas e empregar seus produtos nas colorações adequadas para suavizar, realçar ou contrastar sua pele.

O subtom também pode ser dividido em três tipos. São eles: o frio, o neutro e o quente (ou oliva). Para entender essa qualificação é necessário estar ciente dos conceitos de cores quentes e frias. As cores quentes são os tons de amarelo, laranja e vermelho. Os tons mais frios, quando o assunto é pele e maquiagem, abrangem os tons azulados, roxos e rosados.

Nesse cenário, identificamos o tom neutro como uma espécie de mistura do quente com o frio, onde encontramos cinza, marrom, bege e tons de verde.

Como descobrir o subtom da sua pele?

Para descobrir o subtom da sua pele, você deverá entender um pouco a respeito da melanina, o pigmento responsável pela coloração da sua cútis. A melanina também pode ser repartida em três cores diferentes, que são mescladas originando o tom final da pele: eumelanina (pigmentos azulados); feomelanina (pigmentos amarelados); e tricosiderina (pigmentos avermelhados, que é a mais incomum).

Podemos dizer que quem exibe o subtom da pele frio tem pigmentos azulados e avermelhados em maior quantidade. Já quem apresenta um subtom neutro tem os pigmentos em quantidades mais equilibradas. E quem tem o subtom quente traz pigmentos amarelados em maior volume. Por sua vez, quem possui subtom oliva tem mais pigmentos amarelados e azulados.

O subtom não tem muito a ver com a sua etnia. As dicas para identificá-lo se relacionam a alguns aspectos a observar, como a coloração das veias. Se elas são amarronzadas, podemos dizer que o subtom da sua pele será quente. Se são arroxeadas, o subtom será frio.

Outra dica é comparar o tom da sua pele com as sombras cintilantes ou iluminador. Experimente passar em seu braço uma sombra cintilante em rosa-claro, bege-claro, verde-claro e dourado. Se você se afina mais ao rosado, seu subtom pode ser frio; se a pele se harmoniza mais com o bege, o subtom é neutro; se a pele for mais próxima ao dourado, é quente. Por fim, se sua pele estiver mais afinada ao tom de verde, o subtom será oliva.

Como o subtom da pele influencia na sua maquiagem?

O problema de que falamos no comecinho desse post, sobre não encontrar a base do seu tom exato ou mesmo aquele batom que na modelo da propaganda fica sensacional, mas na sua boca simplesmente não funcionou, pode ser resolvido sem grande estresse.

Descobrir o subtom da pele é um recurso para garantir o melhor resultado da make na coloração que você deseja. Para isso, além de identificar o subtom da pele, é conveniente treinar bastante e praticar diferentes combinações, a fim de saber as cores ideais para você ou para quem você está maquiando.

Gostou do post? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas e/ou sugestões.

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

2 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago