Categories: Catharine Hill

Nossos produtos são 100% livres de chumbo: é o mínimo!

A presença do chumbo nas maquiagens é extremamente prejudicial à saúde, tanto que a substância já foi banida da composição dos produtos de diversas marcas. Visando a qualidade de seus materiais, e sabendo que esta é uma obrigação que qualquer fabricante deveria ter, a Catherine Hill, além de produzir todos os seus produtos sem chumbo, também desenvolve cosméticos naturais, sem riscos à qualidade de vida dos consumidores.

E quais são os riscos?

O chumbo é um metal tóxico e cancerígeno, que pode prejudicar o sistema nervoso e circulatório. O contato direto com o metal pode provocar anemia e, ainda, causar alterações neurológicas, assim como disfunção renal.

O elemento é bioacumulativo, ou seja, se acumula no corpo com o tempo. Por este motivo, materiais que incluam o metal em sua composição colaboram para que o usuário tenha contato diário com chumbo, causando riscos à saúde.

Além disso, a substância pode causar, ainda, aumento da pressão sanguínea, diminuição de fertilidade e dificuldade de aprendizagem. Em casos mais extremos, o chumbo pode provocar perda de concentração, depressão, nascimentos prematuros, abortos, desregulação do ciclo menstrual, úlceras labiais e, até, redução das capacidades cognitivas.

Os produtos com maior concentração de chumbo

A maquiagem sem chumbo já tem se tornado uma realidade para muitas marcas. Porém, há alguns anos, era um dos elementos básicos para quem produzia cosméticos. O batom era um dos principais produtos que continham o metal.

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano para o setor alimentício e de medicamentos, as cores de batom que mais apresentaram o uso de metais pesados foram rosa e, ainda, o protetor labial neutro. Este resultado se deve porque os metais só são utilizados nas fórmulas de produção de batons para intensificar os pigmentos e tornar as cores mais vivas.

A regulamentação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2013, regulamentou o uso de chumbo em alguns cosméticos, por meio da resolução RDC 15/2013. A lei permite o uso de acetato de chumbo somente em tinturas capilares. Já os demais cosméticos não possuem uma regulamentação específica e, por isso, ainda utilizam a substância em alguns produtos.

A Anvisa prevê, ainda, que a concentração máxima do metal na composição dos produtos não deve ser superior a 0,6%. Segundo a agência, esta porcentagem possui baixa adesão cutânea e não oferece riscos à saúde do consumidor.

Como evitar a contaminação? Uma das medidas básicas para evitar o consumo de produtos com alto índice de chumbo é a leitura dos rótulos de qualquer produto. O usuário deve, sempre, optar pela compra de maquiagem sem chumbo.

No caso de produtos como batons, que possuem maior concentração do metal, é indicada a utilização de cores mais claras no dia a dia. Isso porque, como já falamos acima, os metais pesados são utilizados para compor os pigmentos e intensificar as cores dos cosméticos. Por isso, quanto mais escura a cor do produto, maior a participação do chumbo.

A escolha da cor não quer dizer que o consumidor irá ficar restrito, mas sim, que irá atentar-se aos cuidados básicos ao escolher os produtos que irá aplicar em sua pele, aderindo ao uso da maquiagem sem chumbo. Outro ponto que vale destaque para garantir que o cosmético não terá nenhum impacto negativo é o número de aplicações diárias. É indicado que o retoque da maquiagem, principalmente do batom, não passe de seis vezes por dia.

A qualidade do produto deve ser um dos fatores levados em consideração na hora de efetuar a compra. Materiais com propriedades inferiores, geralmente, têm uma grande diferença de preço, porém, sua composição pode trazer consequências futuras. Assim, para evitar qualquer tipo de problema, indica-se que o consumidor adquira o produto com melhor custo-benefício.

Qual é a solução?

Para oferecer produtos naturais, que não causam danos à saúde, a Catherine Hill produziu uma linha de cosméticos vegana, chamada Go Vegan.

Garantir a comercialização da maquiagem sem chumbo é uma das principais preocupações da empresa, tendo em vista que é um direito básico dos consumidores. Por isso, a Catherine Hill selecionou produtos que não apresentam matéria-prima de origem animal.

Nenhum item oferecido pela marca, mesmo que não façam parte dos produtos veganos, são testados em animais. O portfólio é indicado para quem busca por cosméticos mais naturais. A linha conta com os produtos básicos e, também, os mais procurados, para uma maquiagem sem chumbo e completa, como: base líquida, tônico refrescante, sombras, loção demaquilante, limpador de pincel e pó fixador.

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago