Categories: DicasMaquiador

Passo a passo para se tornar um maquiador profissional

Harmonizar o rosto com uma maquiagem, elaborar olhos perfeitamente esfumados, entender sobre as tonalidades certas para cada pele e conhecer os truques de beleza para construir uma carreira no universo da beleza. Se esse cenário encanta você, saiba que a profissão de maquiador nunca esteve tão em alta! É por isso que muitas mulheres querem saber como se profissionalizar na área.

Para alcançar o sucesso há diversos passos a serem seguidos, a começar pelo direcionamento, planejamento e muito esforço.

Se você sonha em atender clientes produzindo-as, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. A Catharine Hill está sempre ao lado de quem quer se especializar no ramo e, hoje, preparou um passo a passo prático e muito útil para você aprender como ser maquiadora profissional e iniciar no segmento com o pé direito.

Caneta e papel em mãos para anotar as dicas e compartilhar com as amigas? Então, vamos lá!

Como ser maquiadora profissional em 7 passos

Conforme mencionado anteriormente, para descobrir como ser maquiadora profissional você precisa seguir algumas etapas que vão prepará-la para se destacar e ganhar reconhecimento entre as clientes.

Os 7 passos para você se especializar e ser uma expert em make são:

1.   Comece pelo curso profissionalizante

Este passo parece óbvio, mas ainda existem interessadas na área que imaginam que cursos básicos de maquiagem, ou até mesmo de automaquiagem, são suficientes para se tornar uma maquiadora profissional. Errado!

É preciso iniciar, sim, pelo básico. Porém, é necessário, antes de tudo, matricular-se em um curso profissionalizante. Além disso, você deve pesquisar quais são as melhores formações e dar preferência a escolas ligadas a marcas renomadas de maquiagem, pois elas realmente entendem do assunto.

É fundamental analisar se o local tem boa reputação e se apresenta um programa completo, com aulas práticas, teóricas, bons professores, materiais de qualidade para as atividades em sala e certificado de conclusão. Esses detalhes fazem toda a diferença para o desenvolvimento da sua carreira e para você não ter mais dúvidas de como ser maquiadora profissional!

2.   Invista em produtos e materiais de qualidade

Este é outro passo bem importante para você que está buscando um passo a passo de como ser maquiadora profissional. Os produtos que utilizará tanto no curso quanto no atendimento às clientes devem ser da melhor qualidade. Caso contrário, sua imagem poderá ficar seriamente comprometida.

As makes e os acessórios escolhidos precisam ser para uso profissional, já que itens caseiros ― esses que temos no nécessaire ― não dão o visual que as suas futuras clientes esperam.

E por que adquiri-los desde o momento das aulas? Você necessita de treino para aprender a manuseá-los na pele, descobrir o movimento e saber aplicar a pressão certa na mão para fazer cada etapa, da pele aos olhos.

Outra informação importante é que existem alguns produtos e materiais essenciais. Para saber o que você precisa providenciar, clique aqui.

3.   Fique sempre de olho nas tendências

Quando o assunto é como ser maquiadora profissional, acompanhar as tendências e atualizar-se é fundamental. Ano a ano surgem estilos, técnicas, produtos e materiais novos, e uma boa expert é aquela que apresenta sugestões e ideias modernas para sua clientela.

Para ficar sempre antenada, invista em:

  • cursos de atualização e aperfeiçoamento;
  • acompanhe sites, blogs e perfis de Instagram confiáveis, que falem sobre maquiagem;
  • participe de eventos e workshops do setor.

4.   Mostre o seu trabalho nas redes sociais

Nada melhor do que usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho, pois elas possuem amplo alcance e baixo custo para você fazer a sua própria publicidade.

Crie o seu perfil profissional de forma bem caprichada nas plataformas que estão mais em alta, como o Instagram e o Facebook. Atualize-as com frequência, produzindo conteúdos em fotos e vídeos que mostrem os seus trabalhos. Publique também tutoriais e dê dicas relacionadas a makes, para que assim você se torne uma referência digital e tenha o seu público fiel de seguidoras, que lhe procurarão quando surgir uma ocasião especial.

Também não se esqueça de deixar visível os seus contatos, como e-mail e telefone, e de responder todas as questões que eventualmente forem feitas por quem acessar o seu perfil.

Algumas redes sociais ainda cobram pequenas taxas para mostrar o seu conteúdo automaticamente a uma grande quantidade de interessadas em determinado assunto, como maquiagem e beleza. Veja se é viável para seu orçamento e experimente anunciar no Instagram Ads, por exemplo.

5.   Treine muito

Treine e maquie muito. Para isso, há manequins especialmente criados e vendidos no mercado para quem precisa praticar. Pratique nas amigas também. Elas vão adorar a experiência.

Semelhante a outras profissionais, ser maquiadora profissional exige prática! Quanto mais você exercitar as suas habilidades, mais expertise e precisão ganhará.

6.   Entenda sobre finanças

Não, você não saiu do guia de como ser maquiadora profissional e foi parar em outro sobre mercado financeiro. Pode parecer um passo alheio ao tema, mas, para trabalhar com o que se ama e conseguir realmente lucrar, é preciso entender ao menos o básico sobre finanças. Isso vale tanto para quem pretende atuar como autônoma quanto para quem prefere maquiar em salões de beleza.

Como é que você poderá definir preços, oferecer descontos e facilidades no pagamento, captar recursos para investir em produtos e cursos de especialização, se não entende desse assunto? Impossível, não é? Portanto, informe-se a respeito dos cálculos com gastos, faturamento e fluxo de caixa emergencial.

7.   Parcerias são bem-vindas

Por fim, vale ressaltar a importância de se criar um network para divulgar o trabalho, especialmente se você está no início da carreira e quer entender cada vez mais sobre como ser maquiadora profissional. Fazendo bons contatos abre portas e ainda coloca você em contato com cada vez mais clientes.

Pense, então, em parcerias com estabelecimentos de beleza ou com outros profissionais. Isso pode alavancar a sua carreira. Antes, defina bem as propostas que fizer e analise as que receber, para garantir que esteja realmente colhendo bons frutos com isso, ok?

Agora que você já conhece os principais passos para se especializar no segmento e tirou todas as dúvidas de como ser maquiadora profissional, aproveite e confira os cursos incríveis e profissionalizantes da Catharine Hill. A marca é uma das melhores do Brasil e do mundo na formação de make-up artists, garantindo que você se forme com reconhecimento e conquiste a tão sonhada fama. Clique aqui e saiba mais!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago