Até pouco tempo, os incríveis segredos da boa utilização do contorno facial estavam restritos aos maquiadores profissionais. Porém, tanto mistério foi desvendado: o recurso tornou-se um dos principais truques no realce e definição do rosto.
A quantidade dos produtos lançados para o contorno facial aumentou, e quem trabalha com maquiagem ou simplesmente gosta do assunto precisa aprender suas técnicas de aplicação. Se você está perdida no assunto, não se desespere: o post de hoje ajudará a desvendar para você os segredos de aplicação desse produto!
Mas afinal, do que se trata o contorno facial?
O balanço entre “claro e escuro” é um artifício utilizado desde a pintura renascentista. A ideia por trás do contorno facial é seguir esse mesmo princípio. A marcação do rosto por tons mais claros e mais escuros é capaz de disfarçar imperfeições e destacar o que a face tem de melhor.
Essa “ilusão” que a maquiagem provoca apresenta efeitos incríveis, usando o pó bronzer e o iluminador. O bronzer será responsável pelo tom escuro, muito usado naquilo que você deseja disfarçar. E o iluminador trará o tom claro, a fim de realçar os pontos mais favoráveis.
É possível dar a impressão de testa e nariz menores, um rosto mais afilado, boca maior e até o efeito de pele mais acetinada.
Como fazer?
Existem duas formas de iniciar o trabalho com o contorno facial. O primeiro jeito é aplicando-o antes da base. O segundo é preparando toda a pele, para então aplicar os truques do contorno.
Importante destacar que a preparação da pele inclui limpeza, hidratação, aplicação do primer, base, corretivo. E finalmente partir para a finalização, com os artifícios de luz e sombra.
Comece pelo iluminador
O mais indicado é começar pela aplicação do iluminador. Um tom abaixo da sua pele é o ideal. Você deve marcar tudo o que deseja destacar, podendo iniciar pelos olhos, fazendo pequenos riscos verticais.
No nariz, o risco deve subir até a testa, puxando daí mais três riscos menores.
Você pode desenhar um “T” no queixo a fim de destacá-lo. Se quiser destacar os lábios, basta um pequeno ponto acima deles. Após marcar tudo o que pretende realçar, é hora de esfumar. Use os pinceis adequados para essa etapa, pois ela é a chave do processo.
Esfume bem e com movimentos circulares. Em seguida,aplique pó para fixar o produto.
Passe o bronzer para disfarçar
Depois de destacar o que deseja, é hora de esconder as eventuais imperfeições. Prefira um pó mais opaco para fazer o contorno facial.
O truque mais utilizado é o de afinar a face. Para isso, trace um risco em diagonal, logo abaixo das maçãs do rosto.
Se a ideia for deixar seu nariz mais fino, a marcação deve ser feita nas laterais. Para diminuir a testa, a aplicação do bronzer deve ser feita rente à raiz dos seus cabelos.
E os acabamentos?
A finalização do contorno facial fará toda a diferença. Para conseguir o efeito que você deseja, vale a pena observar alguns detalhes:
Escolha bem a textura
Se você deseja um resultado mais evidente, faça uso dos produtos em pó. Aplique-os com o auxílio do pincel, mas não faça movimentos bruscos. A leveza vai garantir que o resultado não fique exagerado.
Se o acabamento que deseja for mais sutil, os produtos mais cremosos são indicados.
Capriche na hora de espalhar o produto
O principal truque de efeito do contorno está na hora de espalhar as marcações que fez com o produto no seu rosto. Um traço muito forte pode ser considerado um desacerto, assim como a aplicação de muita quantidade de iluminador ou bronzer.
Já ouviu falar que “menos é mais”, certo? Da mesma forma, as bordas devem ser suavizadas de forma contínua.
Com essas dicas de contorno facial, o resultado da sua maquiagem será maravilhoso. O que achou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário.