Categories: Catharine Hill

Veja como fazer contorno facial em cada formato de rosto

O contorno facial é aquela técnica “milagrosa” que ajuda a disfarçar imperfeições, evidenciando os pontos mais positivos do seu rosto. Por exemplo, diminuir a testa, afinar o nariz, aumentar as maçãs do rosto, entre outras propostas.

No entanto, a fim de conseguir esses resultados, é preciso considerar o formato da face. Caso contrário, a técnica não ficará adequada. Neste post, vamos ajudar você a criar o contorno facial nos formatos de rosto mais básicos, ou seja: oval, quadrado, triangular, triângulo invertido e redondo. Acompanhe!

Contorno facial para o formato de rosto oval

O rosto oval pode ser considerado um formato de rosto mais fácil de contornar. No caso, esse aspecto não requer grandes truques. A dica aqui é escurecer a áreas abaixo das maçãs do rosto com um corretivo mais escuro.

Use o iluminador para “acender” o eixo central do rosto (aquela linha imaginária entre queixo, osso do nariz e testa). Isso também vale para a região abaixo dos olhos.

Contorno facial para o rosto quadrado

O rosto quadrado é caracterizado por ter linhas marcantes. Nesse caso, o contorno facial pode ser utilizado para suavizá-las. Quer criar uma aparência mais delicada e suave?

O mais indicado é usar o corretivo escuro nas laterais da testa e do maxilar (onde a fisionomia mais larga e forte será mais evidenciada). Já o iluminador deve ser usado no topo do nariz e no centro da testa e do queixo.

Contorno facial para um rosto triangular

Um rosto triangular é aquele cuja parte de baixo é mais larga que a de cima. Quem quer usar o contorno facial para disfarçar esse formato deve trazer a atenção para a linha dos lábios. Com o corretivo escuro, você deve escurecer as laterais do maxilar; e com o iluminador, garantir uma atenção especial para a testa, região abaixo dos olhos e para o queixo.

Contorno facial para o rosto em triângulo invertido ou formato coração

Se o topo do seu rosto for mais fino que a base, seu formato de rosto é o triângulo invertido (que também é chamado de rosto no formato coração). Para suavizar essa diferença, o contorno facial deve ser feito da seguinte forma: escureça com o corretivo as áreas laterais da testa e do seu maxilar, para que o rosto pareça ser mais fino por inteiro.

A aplicação do iluminador deve ser feita na linha “T” do rosto. Ou seja, na testa e na linha central do nariz. Dessa forma, a make concentrará mais atenção para essa parte da face.

Contorno facial no rosto redondo

Quem tem o rosto redondo pode usar as técnicas de contorno facial para afiná-lo, já que nesse formato de rosto a tendência é que na região das bochechas o rosto seja mais largo. O objetivo do contorno do rosto, nesse caso, é dar mais “altura” ao rosto, para que ele pareça mais comprido e menos circular.

O interessante aqui é usar o corretivo mais escuro para escurecer toda a área esquerda e direita do rosto, de modo a trabalhar com o iluminador apenas no eixo central.

Seguindo bem essas dicas, a técnica de contorno facial será aplicada corretamente e vai levar em consideração o seu rosto, e não um padrão generalizado.

O que achou de conhecer mais sobre os formatos de rosto e seus contornos faciais? Deixe o seu comentário aqui no blog.

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago