O visagismo foi criado pelo francês Fernand Aubry, em 1937, depois de um profundo estudo sobre o efeito das formas e cores em nosso subconsciente.
A linguagem visual já vinha sendo desvendada pela escola de artes alemã Bauhaus, referência até hoje no mundo por influenciar o design e a arquitetura em todo o mundo.
Fernand Aubry, influenciado pelo estudo das artes, quis interpretar o efeito que a imagem humana causava na sociedade, surgindo então o visagismo.
A imagem pessoal só começou a ser utilizada de fato pelos profissionais da beleza no final do século XX, quando Philip Hallawell publicou seu primeiro livro que apresentava associações dos principais elementos da linguagem visual, como linhas, formas e cores, com a teorias de Carl Jung, sobre símbolos arquétipos, e Joseph LeDoux, sobre o cérebro emocional.
A partir daí foi possível iniciar a aplicação de cores e formas na maquiagem, roupas e cabelo para tornar a imagem das pessoas mais belas aos olhos humanos.
O Visagismo é atualmente usado por maquiadores para criação da imagem pessoal em sintonia com a personalidade de cada cliente.
Através desta leitura da face se descobre a função da imagem, e esse é o primeiro passo do processo criativo para criar a forma mais adequada a cada tipo de rosto.
Com seu uso correto na maquiagem, o visagismo é capaz de transmitir qualidades como força, criatividade, dinamismo, meiguice e até autocontrole, por exemplo.
Mas para conseguir o resultado adequado é preciso dominar o uso da linguagem visual e seus fundamentos como luz, sombra, cor, composição, proporção, linhas entre outros.
Na prática, o visagismo é utilizado por profissionais da beleza como maquiadores e cabeleireiros para desenvolver a imagem pessoal de seus clientes.
Isso pode ser feito intencionalmente para criar um arquétipo como uma aparência mais romântica, empoderada, inocente, etc.
Este tipo de técnica é muito utilizado no desenvolvimento de personagens de novelas e cinema, por exemplo.
Já para a vida real, o visagismo é bastante usado para harmonizar a aparência da cliente, criando mais simetria no rosto e cabelo, por exemplo.
Os profissionais que dominam esta técnica são mais valorizados no mercado porque são capazes de usar recursos acessíveis como maquiagem, corte de cabelo e cores para deixar suas clientes mais bonitas.
Toda esta teoria pode parecer complicada, não é mesmo? Por isso que existem cursos específicos de visagismo para maquiadores.
Assim, os profissionais aprendem corretamente os conceitos e como aplicá-los usando maquiagem de acordo com o formato do rosto de cada cliente.
A Catharine Hill possui o curso presencial “Visagismo e Coloração na Maquiagem” ministrado pelos melhores profissionais do ramo e você pode obter mais informações clicando aqui.
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