De acordo com dados de mercado, cerca de 150 milhões de batons são vendidos por ano apenas no Brasil. Com tanta variedade de cores e detalhes sobre cada produto, fica bem difícil definir qual combina com determinado look. Vamos hoje explicar mais detalhes sobre o que é o batom matte, sua história e também algumas dicas especiais. Tá preparada?!
Sensação há algumas temporadas, o batom matte teve seu auge na década de 1940. Naquele período, a moda do pouco brilho era o que predominava nas passarelas e ruas dos grandes centros.
Os anos passaram e as mulheres perceberam outras vantagens ao usar o batom matte: ele dura mais, não escorre nos cantos e também deixa a boca mais sequinha. Ele é ideal para todos os eventos, seja um dia de trabalho ou mesmo aquela balada com os melhores amigos.
Versátil e conhecido por ter um aspecto opaco, com certeza, o batom matte é uma boa opção para quem deseja destacar os lábios.
Além de explicar o que é o batom matte, vale destacar que é possível encontrá-lo nas versões líquida e tradicional. Todos com alta cobertura e durabilidade.
Veja aqui batom matte tradicional
O que é o batom matte?
O batom matte é aquele de aspecto mais sequinho, sem brilho. As marcas de cosméticos investiram em uma formulação seca e duradoura e é exatamente isso que o produto imprime na make.
Sua aplicação requer alguns cuidados. Uma das maiores dificuldades é lidar com a textura ‘grudenta’ durante a aplicação. O segredo é estar com os lábios bem hidratados e principalmente: não esfregar um lábio no outro após o uso. Como o batom é sequinho, esse “esfrega, esfrega” não ajuda.
Quando surgiu o batom?
De acordo com estudos históricos, os primeiros batons foram inventados pelos egípcios. São mais de 5 mil anos de existência. Contudo, a produção industrial iniciou apenas no século XIX, na França.
Criados para dar proteção e destaque aos lábios, os batons possuem uma infinidade de cores e texturas e virou item indispensável na nécessaire de make de milhares de mulheres em todo o planeta.
Como já citamos, a primeira onda do batom matte foi na década de 1940 e voltou com tudo desde 2012, predominando nas estações de frio.
Agora que você já sabe o que é o batom matte e até um pouco da história deste item imprescindível da make, chegou o momento de te ensinar a aplicá-lo no dia a dia.
Como usar o batom matte?
Para aplicar batom matte líquido, a orientação é passar de forma rápida e sem hesitar. Isto serve para que o lábio não seque de forma desigual e fique manchado. Se achar que o resultado não ficou como o esperado, retire o produto e reaplique.
Outra dica de como usar o batom matte é não passar camada sobre camada. Como a pigmentação deste produto é de alta cobertura e durabilidade, se passar demais a boca pode ficar pesada e artificial.
O batom matte deixa a boca com um aspecto mais seco e opaco. Aplique-o com a ajuda de um pincel e marque o contorno com a ajuda de um lápis da mesma cor, evitando que ele fique borrado.
Além dessas dicas acima sobre como usar o batom matte, siga os passos abaixo para arrasar na make.
Faça esfoliação
Com os lábios lisos e macios, o batom matte terá maior aderência e menor risco de craquelar.
Hidrate sempre
Como você sabe, o batom matte se caracteriza pela aparência seca. Isso exige mais cuidado com a hidratação dos lábios antes de aplicar o produto. Passe uma camada de manteiga de cacau ou o seu hidratante favorito para os lábios antes de iniciar a maquiagem.
Use primer labial
Passe este produto antes do batom matte. Ele ajudará a formar uma película protetora da hidratação, prolongando o efeito do batom por mais tempo.
Dicas – Experimente usar o batom matte com um olho mais iluminado. Você terá um visual elegante e um contraste interessante.
Evite aplicar base ou corretivo antes do batom matte. Este tipo de produto vai controlar a oleosidade da pele, deixando-a mais seca, o que afeta totalmente o efeito do matte e pode deixar os lábios ressecados.
Quando usar o batom matte?
Você aprendeu aqui o que é o batom matte, algumas características da história deste produto e também como aplicá-lo. Ele é versátil, combina com qualquer estilo, não borra, não escorre e tem uma longa duração, sem precisar ficar retocando.
Embora não exista uma regra oficial para o uso de batom matte pela experiência dos maquiadores e dos consultores de estilo, é consenso que os batons matte são mais comuns em ocasiões que exigem mais formalidade, perfeitos para festas elegantes, reuniões formais e até para o trabalho.
Claro que essa percepção sobre quando usar o batom matte é individual e pode variar. Importa muito também o comportamento e o look que acompanha a maquiagem. Entretanto, essas são apenas algumas dicas para não errar na escolha.
Se ainda restar alguma dúvida sobre com o que é o batom matte, como usá-lo ou sobre maquiagem de forma geral, comente com a gente aqui no blog ou mesmo nas redes sociais, vamos te ajudar :)!
Além de explicar o que é o batom matte e dicas de aplicação, leia aqui no nosso blog também algumas dicas de como passar sombra corretamente nos olhos e como escolher o corretivo certo.