A empresa americana de consultoria de cores, Pantone, apresentou, em dezembro, o Classic Blue como a cor de 2020. Segundo a organização, a tonalidade faz referência ao céu do entardecer e é uma das tendências de cores para 2020 por ser clássica, elegante e atemporal.
Para acompanhar estas tendências de cores para 2020, a Catherine Hill entrará de cabeça nessa onda do azul clássico, lançando produtos inspirados na cor do ano. Para que você fique por dentro destas novidades, separamos algumas características do Classic Blue. Familiarize-se!
Características do Classic Blue
Uma das principais características identificadas no Classic Blue está na transmissão de tranquilidade, confiança e conectividade. A cor passa a ideia de estabilidade e confiança. Além disso, por ser monocromático, o Classic Blue promove a sensação de acolhimento e constância.
A escolha da cor foi realizada a partir de uma análise do mundo atual. Isso porque, em um mundo onde todos estão cada vez mais imersos em suas rotinas caóticas, o azul vem para transmitir paz e serenidade. A tonalidade foi selecionada como uma das tendências de cores para 2020 por promover sentimentos como o acolhimento, estabilidade e confiança.
A simbologia da cor
Por ser uma tonalidade que remete à ambientes claros e organizados, o azul é uma das cores que mais representam o sucesso e produtividade. Outra característica marcante desta cor é que ela, também, significa lealdade, harmonia, segurança, unidade, espiritualidade e fé.
Na cromoterapia, o azul, também, tem efeitos positivos. A tonalidade conta com propriedades terapêuticas que atuam, diretamente, no sistema nervoso. Isso é essencial para quadros de ansiedade e taquicardia, tendo em vista que a coloração pode desacelerar os batimentos cardíacos de forma significativa.
Como usar as tendências de cores para 2020 para lidar com a insegurança
A insegurança é um traço muito forte da sociedade. Porém, nota-se que entre as mulheres isto é ainda mais evidente, devido aos inúmeros desafios enfrentados diariamente, principalmente, no mercado de trabalho.
De acordo com levantamento realizado pelo Linkedin, rede social corporativa, divulgado neste ano, as mulheres se candidatam a 20% menos vagas de emprego do que os homens. E não para por aí, segundo o estudo, elas são 16% menos propensas a disputar uma vaga depois de vê-la.
O motivo para estes dados estão associados à falta de confiança. A pesquisa mostrou que as mulheres só se candidatam a vagas em que preenchem 100% dos pré-requisitos exigidos pela organização. Isso porque, na maioria dos casos, se sentem inseguras para aceitar desafios.
O Classic Blue e a confiança
O Classic Blue pode ser um cooperador no desenvolvimento da confiança. Como já vimos acima, uma das características da tonalidade é passar segurança para quem a utiliza, seja em um design, em uma roupa e/ou maquiagem, na cor de uma parede ou, até mesmo, em uma campanha de marketing.
Por isso, a Catherine Hill investirá nesta tendência de cores para 2020, com o objetivo de promover a autoconfiança de seus clientes, deixando-os ainda mais coloridos e conectados ao que realmente importa. A tonalidade já integra o catálogo da marca e está disponível em diversos produtos.
O Classic Blue nas makes
O azul, por ser uma das tendências de cores para 2020, será bastante utilizado pelos maquiadores que estão antenados com o mundo da moda. A tonalidade será uma das principais escolhas de makes para eventos especiais como, também, para o dia a dia.
A maquiagem colorida, e neste caso com tonalidades em azul, passa um ar de autenticidade e colabora para dar um destaque nos principais traços que devem ser ressaltados. O Classic Blue, no delineado, por exemplo, é uma ótima opção, por combinar com todos os tons de pele, causando um contraste, sem ousar muito.
Dicas práticas
Agora que já sabemos tudo sobre o Classic Blue, iremos apresentar a parte mais importante: como aplicar a coloração de forma prática?
Separamos algumas dicas para quem pretende utilizar o azul clássico para compor a maquiagem. Confira:
1. Utilize o lápis de olho na cor azul
O lápis é um dos recursos mais utilizados em qualquer maquiagem básica, para valorizar a região dos olhos. O lápis em azul é uma excelente opção para quem quer sair do convencional, de forma sútil. É possível utilizá-lo durante o dia e a noite e, se quiser um efeito ainda mais impactante, pode misturá-lo com outra cor neutra, como preto ou branco.
2. Invista no delineado de gatinho
O delineado que ultrapassa o fim das pálpebras é, também, uma forma de valorizar o olhar. A cor azul pode e deve ser utilizada como uma opção para o delineador de gatinho, podendo, ainda, ser combinado com uma máscara de cílios da mesma cor.
3. O azul na sombra
Por fim, o azul, também, pode ser uma das cores escolhida na paleta de cores das sombras do maquiador. Caso não queira utilizar a tonalidade sozinha, é possível combiná-la com outra cor ou, então, usá-la na hora de esfumaçar e finalizar a região dos olhos.