Categories: Maquiador

Maquiadora profissional: 5 dicas para uma carreira de sucesso

Você já pensou em como ser uma maquiadora profissional de sucesso? Tentou diversas formas de promover o seu trabalho, melhorá-lo e, assim, aumentar a sua clientela e o seu reconhecimento? Se você trabalha com maquiagem, possivelmente tais questões já chegaram até a tirar seu sono, não é mesmo? Isso porque não faltam tutoriais e dicas na internet sobre como fazer uma make em casa, o que pode acabar desvalorizando o mercado.

Além disso, esse segmento cresceu na mesma velocidade de todos que envolvem beleza e estética. A concorrência parece nunca ter sido tão acirrada como nos últimos anos, não é?

Porém, nem cogite desistir de ser maquiadora profissional! A profissão segue em alta e é extremamente lucrativa. E para ajudar você a conquistar o sucesso na carreira, separamos 8 dicas valiosas para melhorar ainda mais o seu currículo e a sua apresentação. Vamos lá?

1. Invista em produtos e materiais de qualidade

Esse é um dos pontos fundamentais antes de ser maquiadora profissional e ter sucesso. Sem produtos e materiais de alta qualidade, o maquiador, com certeza, compromete negativamente a entrega das suas produções.

Além disso, não usar bons cosméticos não vai entregar às clientes o resultado do serviço que elas desejam, e isso é péssimo para a sua reputação. Lembre-se de que a propaganda boca a boca ainda é uma das formas mais eficazes de promover, para o bem ou para o mal, o trabalho de um profissional.

Ainda sobre este tópico: você precisa ter em mãos tudo o que for necessário para fazer uma maquiagem artística ou social. Nenhum item pode faltar e todos devem estar dentro da validade, bem organizados na sua maleta. Afinal, a primeira impressão é sempre a que fica.

2. Mantenha-se sempre atualizada

Aqui está outro ponto fundamental para ser uma maquiadora profissional bem-sucedida. As tendências em maquiagem se transformam constantemente, assim como as técnicas e os produtos. Esteja por dentro acompanhando as novidades das grandes marcas, dos desfiles de moda, e fique atenta ao que as influenciadoras digitais estão usando. Isso é possível quando o profissional frequenta cursos profissionalizantes ou segue dicas e tutoriais de fontes confiáveis, como os conteúdos e as especializações disponíveis no site da Catharine Hill.

3. Use e abuse das redes sociais

Não dá para ficar fora das redes sociais se você quer divulgar o seu trabalho. Então, crie seu perfil profissional em todas as mídias e monte a sua comunidade de seguidoras.

É essencial também atualizá-las com frequência, alimentando esses canais com assuntos relacionados a maquiagem, tutoriais e fotos dos seus trabalhos. Além disso, nunca deixe de interagir com as leitoras. As admiradoras virtuais são clientes em potencial e merecem sua atenção.

Saiba administrar eventuais conflitos. Evite apagar comentários negativos e dialogue com a internauta para reverter a visão dela sobre o seu trabalho. Entenda que tentar se livrar de possíveis críticas públicas acarreta justamente o efeito contrário: você pode piorar a situação, a sua imagem e a do seu trabalho, e não é isso o que queremos, certo?

4. Respeite os gostos e as preferências das clientes

Essa dica é extremamente relevante para quem quer aprender como ser uma maquiadora profissional e ter a agenda sempre lotada.

Antes de começar um trabalho, converse com a cliente, entenda as suas expectativas e os seus gostos, questione sobre qual é o tipo de evento que ela irá, qual o dress code exigido pela situação e qual será a roupa usada.

Feito isso, a maquiadora deve traçar imediatamente um perfil da cliente para conseguir dar sugestões. Pode acontecer de ela ter outras preferências com as quais você não concorda, ou que não lhe agradam, mas satisfaça a expectativa da pessoa. Afinal, as sugestões já foram apresentadas.

Algumas mulheres fazem questão de usar um produto específico que você, como profissional, não aprova ou não considera de boa qualidade. Aqui, vale esclarecer brevemente a importância de se aplicar determinados cosméticos sem desqualificar a opção preferida da cliente.

E caso ela mantenha a posição de que você deve lançar mão de um determinado item, respeite. Isso faz parte do trabalho e, certamente, já aconteceu com muitos profissionais da área.

5. Paciência é tudo

Aqui está o ponto crucial para ser uma maquiadora profissional. Ter paciência não é aceitar desrespeito e críticas. Saiba que toda beauty artist já enfrentou, ao menos uma vez, uma situação em que a maquiada não aprovou o resultado do trabalho.

A boa profissional procura compreender as críticas da cliente e propor mudanças. E aqui entra a importância de oferecer bons produtos e materiais —como os oferecidos pela linha profissional da Catharine Hill —e estar sempre atualizada. Dessa forma, correções poderão ser feitas sem que seja necessário recomeçar a produção do zero, poupando tempo para ambas.

Essas foram apenas algumas dicas para facilitar a tarefa de como ser maquiadora profissional. Para encontrar os produtos perfeitos para o seu trabalho, informações sobre cursos, tutoriais e, é claro, os itens da grife considerada uma das mais conceituadas do mercado, acesse a loja virtual da Catharine Hill. Para nós será um prazer ajudar você a empreender e a se tornar um sucesso no ramo!

Catharine Hill

A Catharine Hill, representa hoje, uma referência para todos os profissionais da beleza e da moda. Nossa linha de maquiagem abrange desde produtos sociais convencionais e de alta definição, até a linha de maquiagem artística e caracterização, oferecendo ao artista possibilidades infinitas em qualquer produção, seja uma maquiagem de noiva, maquiagem para cinema, telenovelas, passarelas, até na produção de editoriais de moda.

Recent Posts

Materiais essenciais para um maquiador profissional

Antes de começar a maquiar profissionalmente é preciso escolher seu material de trabalho: as maquiagens! Veja o que os Beauty…

3 semanas ago

Curso de maquiagem profissional: onde achar, duração e preço

Descubra o que é preciso saber antes de se matricular em um curso de maquiagem profissional!

1 mês ago

Messy Girl: conheça a tendência e veja como aderir

Esqueça a aparência clean! Agora a tendência é o visual Messy Girl. Veja o que representa esta aparência e como…

1 mês ago

Batom vermelho à prova de beijo – veja como fazer

Sinal verde para beijar usando batom vermelho! Aprenda como usar o batom vermelho e torná-lo resistente, evitando borrar a maquiagem…

2 meses ago

Maquiagem monocromática: como fazer e qual tom escolher!

Usar apenas uma cor na maquiagem é uma forma de descomplicar a produção. Veja como fazer com que sua make…

2 meses ago

Clean Girl Aesthetic – como ter o visual do momento

Descubra o que é o Clean Girl Aesthetic e como montar uma maquiagem natural para seu dia a dia.

2 meses ago